A conta-gotas, a Fiat vai mostrando mais da sua nova picape. Batizada de Titano, ela chegará para ocupar um segmento acima da Toro, rivalizando com modelos já consagrados no mercado, como Chevrolet S10, Toyota Hilux, Nissan Frontier e a nova Ford Ranger.
Há pouco mais de um mês, a marca lançou um primeiro teaser, onde mostrava alguns detalhes externos da Titano. Isso confirmou a informação de que o modelo da Fiat trata-se, na verdade, de uma Peugeot Landtrek, que é vendida em outros países da América do Sul, mas com os logotipos da marca italiana e uma grade remodelada. O nome também foi revelado na ocasião.
Agora, chegou a vez de mostrar como a Titano será por dentro. Em um novo vídeo, a picape mostra um pouco do seu quadro de instrumentos parcialmente digital, com uma pequena tela ao centro e mostradores analógicos nas laterais.
Esse layout é o mesmo da Landtrek e se assemelha mais aos de modelos como Argo, Cronos e versões básicas do Pulse, do que com versões topo de linha do SUV, Fastback e Toro. Mas claro, com atualizações no design e animações para deixá-lo mais “premium”.
Também é possível ver a tela da central multimídia, provavelmente de dez polegadas, que diferente das versões topo de linha da Toro, está disposta na horizontal e é flutuante, ao invés de integrada ao painel. É um conjunto muito parecido com o visto no novo Citroën C3.
Isso facilita o acesso do motorista ao sistema, já que, segundo a Fiat, todo o painel é voltado para o condutor. Outro detalhe é que o vídeo confirma o sistema de câmeras em 360º, disponível na Landtrek,
Abaixo da tela, no console central, as teclas mostram que a picape terá controle de tração e assistente de descida. Ao lado da alavanca de câmbio — também vem da Landtrek — há botões para a seleção dos modos Sport e Eco, além de um seletor rotativo, que indica uma tração 4×2 de alta velocidade e 4×4 reduzida.
A Fiat também aproveitou para mostrar o acabamento dos bancos e volante, que serão em couro “de alta qualidade”, segundo a marca. Os assentos trazem costuras aparentes em branco, para contrastar com o preto predominante, e regulagem elétrica.
O que sabemos até agora?
Em questão de tamanho, a Titano manterá a média das rivais. Seu comprimento será de 5,33 metros, com entre-eixos de 3,18, enquanto a largura chega aos 2,22 m.
A motorização deve ser a principal diferença entre a Titano e a Landtrek. Enquanto a picape da Peugeot tem opções com motor 2.4 turbo a gasolina de 210 cv e 32,6 kgfm e 1.9 turbodiesel de 150 cv e 35,6 kgfm, a versão da Fiat terá o 2.2 turbodiesel com potência na faixa de 200 cv com 45,9 kgfm, que também equipa o Fiat Ducato. Essa mudança visa facilitar a manutenção no Brasil e a disponibilidade de peças.
A Fiat Titano ainda não tem data para estrear, nem preços divulgados. A especulação é que ela seja a mais barata entre as picapes médias, com preços entre R$ 250.000 e R$ 350.000.