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Fiat Fastback Abarth é SUV esportivo de verdade e chega por R$ 159.990

Mais estiloso e com preparo mecânico pensado na emoção, Fiat Fastback Abarth estreia custando menos que o antigo topo de linha do SUV cupê

Por Eduardo Passos
Atualizado em 9 nov 2023, 19h45 - Publicado em 26 out 2023, 10h00

O Sol está no signo de Escorpião, mas até quem não liga para astrologia tem motivos para pensar no aracnídeo — que é o “mascote” da divisão esportiva da Fiat. Isso porque, depois do Pulse, é a vez do Fiat Fastback Abarth ser lançado. 

O SUV cupê não traz mais potência ou torque, mas a equipe de engenharia de Betim (MG) se esforçou para incrementar diversos aspectos mecânicos do carro, que vai muito além de um “esportivado”.

Fiat Fastback Abarth não traz motor novo, mas recebeu incrementos mecânicos significativos
Melhorias reduziram tempo de 0 a 100 km/h do carro em 0,5 s (Divulgação/Fiat)

Também há mais estilo e, surpreendentemente, o Fastback Abarth chega por R$ 159.990; logo, o novo topo de linha da gama é bem melhor que o antigo detentor do posto, e ainda assim custa menos do que seu antecessor custava até então.

Preços do Fiat Fastback 2024

VERSÃO PREÇO ATUAL PREÇO ANTIGO (SET/23)
Fastback Turbo 200 AT* R$ 121.990 R$ 119.990
Fastback Audace Turbo 200 AT* R$ 138.990 R$ 138.990
Fiat Fastback Impetus Turbo 200 Flex AT* R$ 150.990 R$ 150.990
Fiat Fastback Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270** R$ 154.490 R$ 162.490
Fiat Fastback Abarth** R$ 159.990 n/d

*Versões com motor 1.0 turbo (130 cv/20,4 kgfm)
**Versões com motor 1.3 turbo (185 cv/27,5 kgfm)

Fiat Fastback Abarth
(Divulgação/Fiat)

“Mas já não existia um Fastback Abarth?”, diriam alguns. Na verdade, esse é o Fastback Limited Edition Powered by Abarth, que era o único a oferecer motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm. O Abarth no seu batismo não passava de marketing, pois não havia estética esportiva tampouco modificações estruturais nesse sentido. No Fastback Abarth de verdade, a história é outra.

O que muda na mecânica?

Ao contrário do Pulse Abarth, aqui não há ganho de potência ou torque: o Fastback Abarth mantém o 1.3 turbo de 185 cv e 27,6 kgfm, com transmissão automática de seis marchas. Era a única opção, dado que o motor 2.0 turbo (272 cv/40,8 kgfm) que estreou na Ram Rampage — e chega em breve aos Jeep Compass e Commander — é incompatível com o SUV cupê. 

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Vão livre do solo foi reduzido em 0,5 cm
Vão livre do solo foi reduzido em 0,5 cm (Divulgação/Fiat)

A própria Stellantis, porém, já confirmou que oferecerá uma preparação à parte para a dupla de SUVs esportivos. Com tais incrementos, a expectativa é que potência e torque cheguem a impressionantes 220 cv e 35,0 kgfm, graças a escapes quádruplos, novos coletores de admissão, filtro de ar e intake (o filtro de ar cônico, que dispensa a caixa do filtro) e downpipe, entre outras coisas.

Mas números não são tudo, e o ganho de esportividade começa no escapamento duplo, com tubulações alteradas para que o 1.3 turbo faça mais barulho e tenha ronco mais grave, com direito a “pipocos”.

Fiat Fastback Abarth traz escapes duplos afinados para roncar mais alto e mais grave
Fiat Fastback Abarth traz escapes duplos afinados para roncar mais alto e mais grave (Divulgação/Fiat)

No conjunto de suspensão, amortecedores mais rígidos e estáveis foram instalados na frente e atrás. Na dianteira, ajustes de geometria deixaram o SUV cupê 0,5 cm mais baixo, diminuindo a rolagem em curvas exigentes e tornando a direção mais direta. Por fim, rodas de aro 18”, mais largas e com pneus mais aderentes, ampliam a força G à qual o Fastback se submete antes de derrapar.

Botão vermelho ativa o modo Poison, que extrai máxima performance do carro
Botão vermelho ativa o modo Poison, que extrai máxima performance do carro (Divulgação/Fiat)

Um destaque é o modo Poison, ativado através do chamativo botão vermelho do volante: ele deixa o acelerador tão sensível que basta pressioná-lo até a metade do curso para que 100% do torque seja entregue. 

O computador passa a subir marchas em rotações 30% mais altas, e as reduções ocorrem precocemente para que o freio motor ajude nas frenagens. O “veneno” também age endurecendo o volante, tornando controles de tração e estabilidade mais sutis e ativando a vetorização dinâmica de torque.

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Traseira mantém freios a tambor
Traseira mantém freios a tambor (Divulgação/Fiat)

A dirigibilidade fica muito mais arisca, mas o Fastback Abarth também é mais rápido de fato e vai de 0 a 100 km/h em 7,6 s — 0,5 s a menos que a outra versão com 1.3 turbo. Graças ao novo aerofólio traseiro e difusor de ar, a velocidade máxima também cresceu 5%, indo aos 220 km/h.

O que muda no visual?

O jeito mais fácil de identificar um Fiat Pulse Abarth é pelo seu para-choque dianteiro. Acontece que essa peça veio justamente do SUV cupê, e a fabricante não quis criar algo exclusivo para o Fastback Abarth.

Fiat Fastback Abarth
(Divulgação/Fiat)

Na dianteira, as novidades são um pouco mais sutis, incluindo o emblema do Escorpião na grade dianteira, textura de fibra de carbono no friso que vai de uma ponta a outra do capô e elementos coloridos na entrada de ar inferior.

Fiat Fastback Abarth
(Divulgação/Fiat)

As rodas exclusivas devem agradar, com design de raios finos, uma fina borda vermelha na circunferência externa e até a simulação de parafuso central, meio que à moda dos carros de corrida.

Painel do Fiat Fastback Abarth
Painel do Fiat Fastback Abarth (Divulgação/Fiat)

Por dentro, a decoração rubro-negra é predominante, com friso em vermelho bem chamativo no painel tal como a textura que imita fibra de carbono logo abaixo, com costuras igualmente vermelhas. O escorpião aparece em frisos e vários emblemas espalhados pela cabine.

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Porta-malas segue com 516 litros (VDA)
Porta-malas segue com 516 litros (VDA) (Divulgação/Fiat)

Os bancos são em couro, como já era no antigo topo de linha. A diferença é que o símbolo da Abarth está impresso em baixo relevo e, novamente, as costuras vermelhas estão presentes.

Fiat Fastback Abarth
(Divulgação/Fiat)

O mesmo vale para o volante, que é idêntico ao do resto da linha mas traz revestimento em couro perfurado e o emblema da Abarth, além de borboletas para trocas sequenciais de marchas.

Fiat Fastback Abarth
(Divulgação/Fiat)

Também segue o mesmo o quadro de instrumentos digital de 7”, mas com grafismos próprios. Se mantêm, por fim, a central multimídia de 10,1” com Android Auto e Apple Carplay e carregador de celular por indução. Não há controle de cruzeiro adaptativo, mas frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e farol alto automático estão presentes.

Fiat Fastback Abarth
(Divulgação/Fiat)

Os test-drives do novo Fiat Fast Abarth começam nesta quinta-feira (26), nos 70 pontos de venda da divisão esportiva no país. A lista completa pode ser conferida aqui. Curiosamente, as outras 500 concessionárias da Fiat no país também vendem Pulse e Fastback Abarth, mas só na modalidade de venda direta.

Novo esportivo da Fiat já está à venda, mas não em qualquer concessionária
Novo esportivo da Fiat já está à venda, mas não em qualquer concessionária (Divulgação/Fiat)

Ficha Técnica – Fiat Fastback Abarth

Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cil., 16V, 1.332 cm³, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Direção: elétrica, 10,9 m (diâmetro de giro)
Freios: disco ventilado (diant.); tambor (tras.)
Pneus: 215/45 R18
Dimensões: comprimento, 442,5 cm; largura, 178,0 cm; altura, 154,4 cm; entre-eixos, 253,2 cm; porta-malas, 516 l, tanque, 47 l; peso, 1.299 kg

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