Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Fiat 124 Spider: um roadster italiano derivado de um ícone japonês

Desenvolvido a partir do Mazda MX-5, ele possui tração traseira e o mesmo motor turbinado do 500 Abarth

Por Leo Nishihata
Atualizado em 9 nov 2016, 14h45 - Publicado em 18 nov 2015, 12h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • fabricantes

    A Fiat acaba de apresentar no Salão de Los Angeles um de seus lançamentos mais emblemáticos das últimas décadas: a nova encarnação do 124 Spider, um roadster de dois lugares que fez história quase 50 anos atrás. Para revivê-lo, o grupo FCA utilizou como base outro ícone automotivo: o japonês Mazda MX-5 Miata, hoje em sua quarta geração.

    Publicidade
    018-2017-fiat-124-spider-1.jpeg 017-2017-fiat-124-spider-1.jpeg

    A plataforma é a mesma, com tração traseira, 2,3 metros de distância entre-eixos, suspensão do tipo duplo A na dianteira e multilink na traseira. Já a carroceria é 100% nova, com diversas referências do 124 Spider original, como os faróis arredondados, a grade frontal e os dois ressaltos sobre o capô. O corpo do Fiat ficou ligeiramente maior que o Mazda, com 11 centímetros a mais de comprimento – o que deve proporcionar um pouco mais de espaço para as bagagens.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    020-2017-fiat-124-spider-1.jpeg

    Debaixo do capô, sai de cena o motor 2.0 aspirado do MX-5 e entra o MultiAir 1.4 turbinado do 500 Abarth. Com 162 cavalos a 5 500 rpm e 25,4 mkgf, ele é mais potente e tem mais torque que a motorização japonesa (157 cavalos e 20,4 mkgf). O novo Fiat, porém, pesa 100 quilos a mais, o que acaba equilibrando a relação peso-potência. Haverá opção de câmbio manual de seis marchas ou automático (como exibido nas fotos)

    030-2017-fiat-124-spider-1.jpeg 031-2017-fiat-124-spider-1.jpeg
    Continua após a publicidade

    Já o interior é praticamente idêntico ao do Miata. Painel de instrumentos, console central, sistema de navegação e áudio e até o volante são bem parecidos, com leves mudanças de acabamento e grafismo. Vale lembrar que a ergonomia do MX-5 é bastante elogiada pela imprensa especializada, incluindo uma capota de lona facilmente rebatível a partir do habitáculo.

    025-2017-fiat-124-spider-1.jpeg 026-2017-fiat-124-spider-1.jpeg

    A dirigibilidade ainda não foi avaliada, mas se depender do legado do Miata, deve manter qualidades de resposta, sensibilidade e precisão na medida para os entusiastas de esportivos leves com tração traseira. Sobre os números de desempenho, podemos tomar como referência a performance do próprio 500 Abarth: aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e máxima de 214 km/h, com um peso quase idêntico ao do novo 124 Spider (1 164 kg e 1 123 kg, respectivamente).

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.