Quando se tem o dinheiro do Fernando Alonso, coisas absurdas acabam se tornando muito simples. O piloto de Fórmula 1 agora comprou um iate gigantesco, mas que, apesar de toda extravagância e tamanho, consegue ser mais ecológico que muitos carros que ele já pilotou.
O catamarã (tipo de embarcação com dois cascos paralelos) 60 Sunreef Power Eco é coberto de painéis solares, somando 68,6 m² de placas. Sozinho, a embarcação pode gerar até 13kWp, que é usado para alimentar as baterias de 180 kWh e 390 kWh.
Essas baterias são responsáveis por alimentar até dois motores: um de 108 cv e outro de 245 cv. Com eles, o iate pode navegar por até seis horas com zero emissão de carbono. Se necessário, ele ainda tem dois geradores de 100 kW associados a dois tanques de combustível com capacidade entre 1.500 a 6.000 litros.
A Sunreef parece ter boa relação com os esportistas espanhóis: antes de Alonso, o tenista Rafael Nadal foi outro que comprou uma de suas embarcações. Nadal adquiriu, em 2019, uma versão semelhante ao iate do piloto, o 80 Sunreef Power. Ele é um pouco maior, medindo 24 m de comprimento contra 18 m do 60 Sunreef Power Eco, mas não é tão ecológico quanto.
“Estou ansioso por este projeto, já que o 60 Sunreef Power Eco representa tudo o que procuro: engenharia de ponta, excelente trabalho artesanal e um excelente produto ecológico “, comentou Alonso ao portal Nauti Spots.
Mesmo sendo “pequeno”, conforto não faltará para o membro da Aston Martin e seus 12 convidados. Ao todo, são seis cabines de passageiros, além daquelas reservadas à tripulação. Além disso, há cozinha equipada, bar, jacuzzi e salas de estar e jantar.
São necessárias quatro pessoas para operar o barco e, pelo menos no começo, o Príncipe das Astúrias precisará de um capitão enquanto tira a sua licença.
O interior também tem uma pegada bem amiga do meio ambiente. De acordo com a Sunreef, todo o acabamento não só da cabine, como também de áreas comuns, é feito com materiais sustentáveis. Até mesmo o sistema de ar-condicionado busca ser ecológico, usando o mínimo de energia possível.
“Estamos muito orgulhosos de receber Fernando Alonso em nossa família. Embarcamos juntos em uma grande jornada iniciando um novo projeto, o 60 Sunreef Power Eco elétrico. Estamos dando mais um grande passo em direção a uma experiência náutica mais responsável e estamos muito satisfeitos em fazer isso com um embaixador excepcional e inspirador a bordo”, disse Francis Lapp, fundador e presidente da empresa polonesa.
O “brinquedo” de Alonso saiu por cerca de 4 milhões de euros — aproximadamente R$ 21,2 milhões. Dá para entender a alegria do fundador da Sunreef ao falar da venda.