Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Estas dez marcas de carro chinesas poderiam fazer sucesso no Brasil

As marcas chinesas chegaram com força total ao Brasil. Mas ainda há muitas outras do país asiático que podem desembarcar

Por Fábio Black
Atualizado em 13 mar 2024, 21h13 - Publicado em 13 mar 2024, 21h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Leapmotor

    Lançada em 2015, a startup de veículos elétricos, híbridos e a hidrogênio tem se destacado no mercado Chinês. Em 2023, vendeu 144.000 unidades, número impressionante para uma marca relativamente nova. Recentemente a Stellantis adquiriu parte da Leapmotor e deverá lançar o SUV C10, que tem 231 cv e 530 km de autonomia em diversos mercados ao redor do mundo.

    Publicidade
    Changan
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Changan – Qiyuan A07

    Fundada em 1862, produzia artigos militares e começou a fazer automóveis na década de 1980. Considerada uma das quatro maiores da China, desenvolve além de veículos elétricos tecnologias autônomas. Vendeu aqui a van chamada Chana, no início dos anos 2000.

    Publicidade

    GAC

    Publicidade

    GAC Aion S Max

    Estatal criada em 1954, produz com marcas próprias como Trumpchi, Aion, Hycan e em joint ventures com Toyota, Honda e Mitsubishi. Os veículos elétricos aparecem em várias marcas do grupo, mas Aion e Hycan são dedicadas aos veículos elétricos.

    GEELY
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Geely Galaxy

    Fundada em 1986, somente nos anos 2000 começou a fabricar automóveis. Hoje é proprietária de diversas marcas como Volvo e Lotus e sócia da Daimler AG. A Geely teve uma breve passagem no Brasil com veículos a combustão entre 2014 e 2018.

    Publicidade
    BAIC
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    BAIC – Arcfox

    Considerado o sexto maior grupo de fabricantes de automóveis da China, tem diversas marcas próprias, além de joint ventures. A Arcfox é dedicada aos veículos híbridos e elétricos. A versão 100% elétrica do Arcfox AT5 tem 520 km de autonomia e 251 cv de potência.

    Baojun
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    SAIC – Baojun

    A SAIC é uma das mais antigas estatais chinesas fabricando automóveis. São diversas marcas próprias, além de joint ventures com Volkswagen e General Motors. Somente em 2023 o grupo vendeu 2.804.845 de automóveis. A Baojun é uma marca exclusiva de carros elétricos urbanos.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    nio
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    NIO

    Fundada em 2014 pelo proprietário da equipe de Fórmula E NextEV, William Li, tem o objetivo de ser a líder no segmento dos carros elétricos e autônomos no mercado de luxo chinês. São nove modelos. O ET9 tem 707 cv e alcança os 313 km/h de velocidade máxima com autonomia de 1.028 km.

    Hongqi
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Hongqi

    Igualmente, uma das marcas mais antigas de automóveis da China, a Hongqi pertence ao grupo SAW. Na origem, seus automóveis eram produzidos apenas para altos cargos do governo chinês. O E-HS9 tem 430 cv de potência e 540 km de autonomia.

    Publicidade
    Xpeng
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Xpeng

    Seus sócios são proprietários da gigante de tecnologia Xiaomi e sua subsidiária HT-AERO está desenvolvendo um carro voador com a promessa de ser lançado este ano. O SUV G6, apresentado em 2023, tem autonomia de 755 km e 296 cv de potência.

    Continua após a publicidade
    Li Auto
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Li Auto

    Fundada em 2015, a marca fabrica carros híbridos familiares para atender o mercado premium chinês. Seu portfólio consiste em três modelos de SUV grandes e uma MPV, que será lançada ainda este ano. Todos com autonomia que ultrapassa os 1.000 km.   

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.