PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Cogumelo, maconha e algodão: 10 carros feitos com materiais bem alternativos

Em nome do design, dos custos e do planeta, eles dispensaram os materiais convencionais

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 nov 2024, 11h49 - Publicado em 10 nov 2024, 11h00
Lotus Eco Elise
(Divulgação/Quatro Rodas)

O maior barato

O Lotus Eco Elise é todo ecologicamente correto. Seus tapetes são de sisal e os assentos, forrados com lã virgem. Mas o que chama mais atenção é o painel de resina de poliéster reciclada e fibras da planta Cannabis, cultivada para fins industriais. O esportivo tem painéis solares no teto. E mesmo assim ficou 32 kg mais leve que o Elise S convencional, para reduzir sua pegada de CO2.

Volvo XC60 T8
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Luxo com lixo

Uma das opções de acabamento do Volvo XC60 T8 Inscription usa tecido de lã (30%) e poliéster reciclado (70%), de garrafas PET, lixo removido de oceanos e roupas de material sintético descartadas.

Ford Flex
(Divulgação/Quatro Rodas)

O joio e o trigo

O Ford Flex era feio mas limpo, além de espaçoso e versátil. Os plásticos da cabine tinham palha de trigo na composição, o que reduzia as emissões de CO2 na produção em até 15 toneladas por ano, segundo a fábrica.

Continua após a publicidade
BMW i3
(Divulgação/Quatro Rodas)

Fonte de fibras

O BMW i3 troca plásticos por Kenaf, mais leve e feito de fibras de malva, planta que captura CO2 da atmosfera. O carro ainda tem bancos revestidos de lã ou couro tingido com extrato de oliveira, que não é tóxico.

Fiat Tipo
(Divulgação/Quatro Rodas)

Material misto

Com design assinado pelo estúdio IDEA, o Fiat Tipo tinha tampa traseira que também compunha o design da lateral. Isso só foi possível porque a peça é de fibra de vidro reforçada com plástico de alta resistência.

Ford Soybean Car
(Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Receita Secreta

Protótipo de 1941, o Ford Soybean Car trocava o aço (escasso naquela época) por plásticos que levavam soja em sua composição. A receita exata é um mistério até hoje. O carro foi destruído nos anos 1950.

Renault Clio
(DIvulgação/Divulgação)

Para-lamas do sucesso

O Renault Clio inovou por ter para-lamas de Noryl GTX, um polímero termoplástico resistente e mais leve que o aço. A receita deu tão certo que uma versão com resina reciclada é usada hoje no Renault ZOE.

Trabant
(Divulgação/Divulgação)

Natural, mas polui

Símbolo da Alemanha Oriental, o Trabant (1957-1991) tinha carroceria de Duroplast, material feito de resíduos de madeira e algodão prensados com resina. Esse composto revelou-se tóxico, no entanto.

Continua após a publicidade
Jaguar E-Pace
(Divulgação/Divulgação)

Oferenda do mar

Os revestimentos dos Jaguar e Land Rover atuais são feitos de Econyl, uma espécie de náilon feito com resíduos plásticos retirados dos oceanos e aterros. Cem toneladas de Econyl evitam a emissão de 651 t de C02.

Bentley EXP 100 GT
(Divulgação/Divulgação)

Quase vegano

O conceito Bentley EXP 100 GT tem interior feito com laminados de cascas de uva, rejeitos da indústria do vinho. O couro ainda é natural, mas a fabricante estuda o uso de couro feito de cogumelos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.