Esse trem terrestre da Segunda Guerra tem cozinha, camas e até banheiro
Com todos os vagões, ele tinha 170 metros de comprimento, além de seis camas, um banheiro incinerador e uma cozinha própria
![TC-497](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/overland-train-tour-lead-e1679956241755.webp?w=1280&h=720&crop=1)
Durante a Guerra Fria, alguns trens terrestres foram fabricados, sendo uma espécie de bunkers móveis ou um trailer gigantesco. Desenvolvido pela LeTourneau Technologies, o TC-497 tem 150 metros de comprimento e rodas gigantes para enfrentar qualquer terreno.
Mesmo sendo construído na Segunda Guerra Mundial, ele não teve tanta utilidade e restaram poucos no mundo. Mesmo assim, o youtuber escocês Calum, encontrou uma unidade conservada e gravou um vídeo mostrando o veículo e contando sua história. Confira o vídeo completo abaixo:
![28851352-8360919-Final_specifications_for_the_TC_497_were_completed_in_1960_and_c-a-36_1590575112046 TC-497](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/28851352-8360919-Final_specifications_for_the_TC_497_were_completed_in_1960_and_c-a-36_1590575112046.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O trem tinha cerca de 170 metros de comprimento e suas rodas funcionavam eletricamente por motores de cubo. A eletricidade era gerada por motores de turbina a gás — um deles localizado na cabine de controle enquanto os outros nos carros de força dedicados a isso.
![msedge_6XhJSujSRP TC-497](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/msedge_6XhJSujSRP.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
![msedge_EWLKEG2GlB TC-497](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/msedge_EWLKEG2GlB-e1679955830403.png?&w=1024&crop=1)
![msedge_AsksqEDraq TC-497](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/msedge_AsksqEDraq.png?&w=1024&crop=1)
Além de poder transportar toneladas de cargas, o TC-497 tinha dormitórios, cozinha e um banheiro. Atrás dos quartos há uma sala de máquinas, onde ficava o gerador. Há também escadas que levam a cabine onde ele era conduzido. Para dirigi-lo eram usadas duas alavancas rotativas, controlando sua direção e velocidade. Dentro dessa cabine é possível ver interruptores e botões de discagem para comunicação que, obviamente, não funcionam mais.
![msedge_FrW5xJAoqZ TC-497](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/msedge_FrW5xJAoqZ.png?&w=1024&crop=1)
Alguns outros trens terrestres da LeTourneau podem ser vistos no canal de Calum. A empresa construiu muitos outros trens terrestres, porém poucos estão conservados.
![msedge_c0XCU9lsL7 TC-497](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/msedge_c0XCU9lsL7.png?&w=1024&crop=1)