Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como a nova tecnologia de radares pode baratear os carros autônomos

Sistema da Provizio foi apresentado na CES, pode substituir o LiDAR e já pode estar presente em novos modelos em 2025

Por Julio Cabral
Atualizado em 6 Maio 2024, 17h25 - Publicado em 17 jan 2024, 14h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Para um carro autônomo funcionar, ele tem que enxergar, uma tarefa que costuma ser feita por dispositivos sofisticados. É o caso do LiDAR, sigla que indica Light Detection and Range, o que pode ser traduzido para detecção de luz e alcance, tecnologia que emite pulsos laser e mede o tempo de retorno deles para detectar objetos e outros elementos.

    Só tem um problema: a solução é muito cara. Para resolver esse empecilho, a empresa Provizio revelou uma opção que se vale de radares convencionais para fazer a mesma função. 

    Apresentada na CES (Consumer Electronic Show), feira de alta tecnologia realizada em Las Vegas, Estados Unidos, a invenção da Provizio é voltada para o nível 3+ de automação, patamar em que o motorista não está dirigindo, mas precisa reagir, se necessário, caso aconteça algum problema. Com o auxílio de câmeras 360 graus, tal grau de automação seria alcançado.

    A tecnologia de antena amplifica a resolução do radar com o mínimo grau de computação, diminuindo assim o custo. A inteligência artificial (IA) é usada para diminuir a densidade dos fatores climáticos e reduzir o ruído. 

    Se antes os radares tinham alcance bem menor, o invento é capaz de ampliar essa visão a mais de 600 metros, o que pode ser feito mesmo em meio a condições de tempo adversas. São exemplos neve, chuva ou poeira, situações nas quais o LiDAR e as câmeras sofrem para funcionar corretamente. Além disso, o alcance é o dobro do oferecido pelas outras soluções. Tudo com um custo de aplicação e complexidade bem menores. 

    Continua após a publicidade
    Tecnologia de radar 5D da Provizio
    De acordo com a empresa, o sistema cria um casulo de segurança de 1 km (Provizio/Divulgação)

    O fornecedor afirma que o pacote dá ao sistema uma quinta dimensão. Sim, eles falam em 5D. Deixando o marketing de lado, a empresa se justifica afirmando que o tempo de reação de menos de 5 milissegundos e a percepção do ambiente seriam essa outra dimensão.

    Para você ter uma ideia, algumas das tecnologias concorrentes levam 300 milissegundos para reagir. Ainda de acordo com a companhia, o radar é capaz de projetar até ambientes fechados, dispensando GPS e outros recursos. Segundo a Provizio, a integração permite criar um “casulo de segurança” de 1 km ao redor do veículo. 

    A questão é a aplicação comercial, uma vez que nenhum fabricante adotou ainda a novidade. Em 2023, na CES do ano passado, a Provizio falou que pretende fornecer comercialmente a tecnologia em 2025.  

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.