Para um carro autônomo funcionar, ele tem que enxergar, uma tarefa que costuma ser feita por dispositivos sofisticados. É o caso do LiDAR, sigla que indica Light Detection and Range, o que pode ser traduzido para detecção de luz e alcance, tecnologia que emite pulsos laser e mede o tempo de retorno deles para detectar objetos e outros elementos.
Só tem um problema: a solução é muito cara. Para resolver esse empecilho, a empresa Provizio revelou uma opção que se vale de radares convencionais para fazer a mesma função.
Apresentada na CES (Consumer Electronic Show), feira de alta tecnologia realizada em Las Vegas, Estados Unidos, a invenção da Provizio é voltada para o nível 3+ de automação, patamar em que o motorista não está dirigindo, mas precisa reagir, se necessário, caso aconteça algum problema. Com o auxílio de câmeras 360 graus, tal grau de automação seria alcançado.
A tecnologia de antena amplifica a resolução do radar com o mínimo grau de computação, diminuindo assim o custo. A inteligência artificial (IA) é usada para diminuir a densidade dos fatores climáticos e reduzir o ruído.
Se antes os radares tinham alcance bem menor, o invento é capaz de ampliar essa visão a mais de 600 metros, o que pode ser feito mesmo em meio a condições de tempo adversas. São exemplos neve, chuva ou poeira, situações nas quais o LiDAR e as câmeras sofrem para funcionar corretamente. Além disso, o alcance é o dobro do oferecido pelas outras soluções. Tudo com um custo de aplicação e complexidade bem menores.
O fornecedor afirma que o pacote dá ao sistema uma quinta dimensão. Sim, eles falam em 5D. Deixando o marketing de lado, a empresa se justifica afirmando que o tempo de reação de menos de 5 milissegundos e a percepção do ambiente seriam essa outra dimensão.
Para você ter uma ideia, algumas das tecnologias concorrentes levam 300 milissegundos para reagir. Ainda de acordo com a companhia, o radar é capaz de projetar até ambientes fechados, dispensando GPS e outros recursos. Segundo a Provizio, a integração permite criar um “casulo de segurança” de 1 km ao redor do veículo.
A questão é a aplicação comercial, uma vez que nenhum fabricante adotou ainda a novidade. Em 2023, na CES do ano passado, a Provizio falou que pretende fornecer comercialmente a tecnologia em 2025.