Durante a Monterey Car Week, a Lotus revelou seu mais novo carro de corrida com uma produção limitadíssima. O Lotus Type 66 é um carro de corrida projetado no início da década de 1970 que nunca foi produzido, mas que teve seu projeto resgatado agora.
O Type 66 nasceu nas pranchetas do fundador da marca, Colin Chapman. O projeto original era para um carro de corrida para o Canadian-American Challenge Cup (Can-Am), que era uma categoria de corrida automobilística praticada na América do Norte entre os anos 60 e 80.
Mas o foco de Chapman havia se voltado para a Fórmula 1 e o projeto jamais seguiu adiante. Agora, seguindo desenhos técnicos e maquetes antigas, a Lotus confirmou que produzirá 10 unidades do Type 66 combinando características dos carros de corrida de 50 anos atrás com componentes de última geração.
Para dar vida a esse carro tão especial, designers da Lotus utilizaram softwares de computador para digitalizar uma série de desenhos e criar representações 3D do Type 66. Junto às projeções 3D, ideias e desenhos do Colin Chapman foram essenciais para o nascimento do carro.
A carroceria tem visual retrô, mas é inteira feita de fibra de carbono. Já o chassi é feito de seções de alumínio extrudado, juntas coladas e painéis alveolares de alumínio.
Para acompanhar a energia retrô do carro, a Lotus traz mais nostalgia combinando as cores vermelha, branca e dourada do carro Type 72 da Fórmula 1 da década de 70.
O motor é um V8 com mecânica semelhante a dos carros da época de Can-Am, mas ajustado e modernizado pela Lotus para produzir 830 cv de potência e 76 kgfm de torque. Entre os componentes modernos, estão inclusos: uma caixa de velocidades sequencial de corrida, freio ABS, uma série de equipamentos de segurança contemporâneo e muito mais.
Para poder estimar o desempenho do novo carro, a Lotus utilizou a tecnologia avançada de simulador “driver-in-the-loop” para estimar o desempenho do veículo em pistas de corrida como Laguna Seca, Silverstone, Fuji e Spa. Segundo a própria Lotus, o Type 66 corresponde ao desempenho de um carro de corrida GT3 moderno.
Outra característica a ser exaltada do novo carro da Lotus é a projeção da asa dianteira, que foi pensada e projetada para canalizar o ar da frente do carro, através e por baixo das asas traseiras, gerando mais força descendente do que o peso total do veículo a toda velocidade. Este conceito já é usado em outros veículos modernos da Lotus, como como o carro esportivo Emira e o hipercarro Evija.
Durante a revelação do Type 66, membros importantes da história da Lotus estavam presentes. O brasileiro bicampeão de F1 Emerson Fittipaldi era um dos presentes no evento de estreia do carro. Outro que também marcou presença durante o evento foi Clive Chapman, diretor administrativo da Classic Team Lotus e filho de Colin Chapman.
O modelo de versão limitada custará cerca de £ 1,0 milhão, ou R$ 5,2 milhões de reais na conversão atual. A Lotus apenas não divulgou quando as primeiras unidades ficarão prontas.