Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Esquecido por mais de 50 anos, Lotus Type 66 será lançado com V8 de 830 cv

Com produção limitada em 10 unidades, novo modelo retrô da Lotus carrega muita nostalgia e modernidade

Por Lucas Parente
3 set 2023, 14h11
lotus-type-66 (1)
 (Divulgação/Lotus)
Continua após publicidade

Durante a Monterey Car Week, a Lotus revelou seu mais novo carro de corrida com uma produção limitadíssima. O Lotus Type 66 é um carro de corrida projetado no início da década de 1970 que nunca foi produzido, mas que teve seu projeto resgatado agora.

O Type 66 nasceu nas pranchetas do fundador da marca, Colin Chapman. O projeto original era para um carro de corrida para o Canadian-American Challenge Cup (Can-Am), que era uma categoria de corrida automobilística praticada na América do Norte entre os anos 60 e 80.

lotus_type6601

Continua após a publicidade

Mas o foco de Chapman havia se voltado para a Fórmula 1 e o projeto jamais seguiu adiante. Agora, seguindo desenhos técnicos e maquetes antigas, a Lotus confirmou que produzirá 10 unidades do Type 66 combinando características dos carros de corrida de 50 anos atrás com componentes de última geração.

Para dar vida a esse carro tão especial, designers da Lotus utilizaram softwares de computador para digitalizar uma série de desenhos e criar representações 3D do Type 66. Junto às projeções 3D, ideias e desenhos do Colin Chapman foram essenciais para o nascimento do carro.

Continua após a publicidade

lotus-type-66

A carroceria tem visual retrô, mas é inteira feita de fibra de carbono. Já o chassi é feito de seções de alumínio extrudado, juntas coladas e painéis alveolares de alumínio.

Compartilhe essa matéria via:

Para acompanhar a energia retrô do carro, a Lotus traz mais nostalgia combinando as cores vermelha, branca e dourada do carro Type 72 da Fórmula 1 da década de 70.

lotus-type-66-on-track
(Divulgação/Lotus)

O motor é um V8 com mecânica semelhante a dos carros da época de Can-Am, mas ajustado e modernizado pela Lotus para produzir 830 cv de potência e 76 kgfm de torque. Entre os componentes modernos, estão inclusos: uma caixa de velocidades sequencial de corrida, freio ABS, uma série de equipamentos de segurança contemporâneo e muito mais. 

Continua após a publicidade
lotus-type-66-steering-wheel
(Divulgação/Lotus)

Para poder estimar o desempenho do novo carro, a Lotus utilizou a tecnologia avançada de simulador “driver-in-the-loop” para estimar o desempenho do veículo em pistas de corrida como Laguna Seca, Silverstone, Fuji e Spa. Segundo a própria Lotus, o Type 66 corresponde ao desempenho de um carro de corrida GT3 moderno.

Compartilhe essa matéria via:
lotus-type-66-side-profile
(Divulgação/Lotus)

Outra característica a ser exaltada do novo carro da Lotus é a projeção da asa dianteira, que foi pensada e projetada para canalizar o ar da frente do carro, através e por baixo das asas traseiras, gerando mais força descendente do que o peso total do veículo a toda velocidade. Este conceito já é usado em outros veículos modernos da Lotus, como como o carro esportivo Emira e o hipercarro Evija.

Lotus-at-Monterery-Car-Week-2023-14
(Divulgação/Lotus)

Durante a revelação do Type 66, membros importantes da história da Lotus estavam presentes. O brasileiro bicampeão de F1 Emerson Fittipaldi era um dos presentes no evento de estreia do carro. Outro que também marcou presença durante o evento foi Clive Chapman, diretor administrativo da Classic Team Lotus e filho de Colin Chapman.

O modelo de versão limitada custará cerca de £ 1,0 milhão, ou R$ 5,2 milhões de reais na conversão atual. A Lotus apenas não divulgou quando as primeiras unidades ficarão prontas. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.