Em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta semana, a BYD disse que vai manter os planos de ter uma fábrica na Bahia mesmo se não conseguir ficar com as instalações da Ford em Camaçari.
O plano inicial, segundo fontes ligadas á comitiva brasileira que viajou à China, é de fazer uma tentativa de acordo com a empresa que fabricava Ka e EcoSport na unidade até janeiro de 2021. Caso não cheguem a um acordo, a empresa construiria uma nova fábrica em um terreno do governo do estado. As informações foram passadas à agência Reuters.
De acordo com essas mesmas fontes, os chineses não veem empecilhos em fazer uma nova fábrica, já que adaptar a antiga linha da Ford para construir seus elétricos e híbridos demandaria tempo e dinheiro, enquanto uma nova instalação poderia ser feita em nove meses, como já aconteceu na China.
A BYD e o governo da Bahia já assinaram um memorando de entendimento para um investimento de R$ 3 bilhões, em outubro de 2022, com expectativa de que o acordo fosse concluído até dezembro. Procuradas pela agência, as fabricantes não se pronunciaram.
Segundo o governo baiano, a intenção é instalar linhas de montagem dedicadas a veículos elétricos e híbridos, mas só na terceira etapa de operação da fábrica. Primeiro, fabricariam baterias com uma unidade de processamento de lítio e ferro fosfato.
Insumos serão extraídos do Brasil e a produção será voltada para exportação para a China. Portanto, não se trataria apenas de um processo de montagem de baterias como a empresa mantém em Manaus (AM).
Depois, começaria a fabricação de chassis de ônibus e caminhões. Os veículos de transporte vão abastecer as regiões Nordeste e Norte do Brasil. A BYD já tem uma operação semelhante em fábrica localizada em Campinas (SP)Já a terceira linha, para produção de carros de passeio elétricos e híbridos plug-in, começaria apenas dois anos depois, por conta da complexidade da instalação de suas linhas de montagem.
A empresa já está no Brasil vendendo um sedã e três SUVs, sempre híbridos ou elétricos, e a instalação da produção local já passou por algumas fases. Em janeiro, por exemplo, executivos da marca visitaram a fábrica de motores de Campo Largo (PR), desativada em novembro de 2022 pela Stellantis.
O presidente da BYD no Brasil, Tyler Li, foi recebido pelo vice-governador do Paraná, Darci Piana (PSD), para tratar do assunto. Segundo a Agência Estadual de Notícias do Paraná, o plano é aproveitar a unidade para produzir controladores e motores elétricos, enquanto a produção de carros, ônibus e baterias ficariam na Bahia mesmo.