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Dono da Tesla propõe rede de túneis autônomos para carros

Projeto ousado seria a solução encontrada por Elon Musk para o trânsito caótico de Los Angeles

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 Maio 2017, 10h42
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  • (Reprodução/Youtube)

    Bilionário por trás da Tesla e da SpaceX (empresa de transporte espacial), o sul-africano Elon Musk não estava brincando quando disse que construiria uma rede de túneis para acabar com uma de suas obsessões: o caótico trânsito de Los Angeles. Agora, divulgou o primeiro vídeo que mostra que tem em mente não é uma nova linha de metrô. 

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    Musk sugere uma rede de túneis para automóveis, que seriam levados por uma espécie de skate elétrico totalmente autônomo flutuando sobre trilhos magnéticos. Assim, seria possível viajar a mais de 200 km/h em segurança. As plataformas buscariam os carros na superfície e pegariam outros usuários após deixá-los em seus destinos.

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    [youtube https://www.youtube.com/watch?v=u5V_VzRrSBI&w=680&h=383]

    A rede de túneis teria várias camadas de profundidade, e também poderia ser utilizada por veículos coletivos e pelo Hyperloop, um sistema de transporte de altíssima velocidade (até 1.200 km/h) proposto por Musk em 2013. 

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    O empresário criou até uma nova empresa para cuidar da construção de seus túneis. Chama-se “The Boring Company”, um trocadilho em inglês com os verbos “perfurar” e “entediar”. Ela já tem uma máquina tuneladora (conhecida no Brasil como tatuzão) de 120 metros de comprimento e que pesa mais de 1.200 toneladas.

    O “tatuzão” da The Boring Company (Reprodução/Youtube)

    O primeiro túnel está sendo escavado no estacionamento da SpaceX. Musk precisa conseguir autorização do Conselho da Cidade de Los Angeles antes de começar a fazer túneis fora de sua propriedade.

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    Este é apenas um dos obstáculos para este ambicioso projeto, que demandaria um complexo controle das plataformas e rotas para que cada automóvel alcance o local desejado.

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    Ainda há questões ambientais e geológicas a serem superadas (LA fica na chamada falha de San Andreas, uma das regiões de maior propensão a terremotos) antes que o projeto pareça, no mínimo, viável. Basta dizer que o túnel mais longo do mundo, que corta os alpes suíços, demorou 17 anos para ficar pronto e tem 57 km de comprimento.

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    Diferente de Nova York, em Los Angeles o automóvel continua a ser o principal meio de transporte – em número de horas que cada motorista fica em média parado, seu trânsito é considerado o pior do mundo. A rede de trilhos urbanos do condado tem 169 km de extensão entre trens e metrô, menos que os 282,7 km da zona metropolitana de São Paulo.

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