Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Curitiba terá compartilhamento de carros elétricos em 2016

Frota inicial será de 80 veículos; Prefeitura espera que o número chegue a 600 unidades

Por Por Isadora Carvalho
Atualizado em 9 nov 2016, 14h47 - Publicado em 17 dez 2015, 10h50
Ecoelétrico

A partir de 2016, Curitiba terá um sistema de compartilhamento (car sharing) de carros elétricos. O modelo será baseado no que já existe em Paris, chamado de Autolib. Segundo a responsável pelo projeto, a vice-prefeita Mirian Gonçalves, a grande vantagem do sistema é o cliente pegar o carro em um eletroposto e devolver em qualquer outro onde for mais conveniente. “Isso garante uma modilidade urbana mais inteligente e sustentável”, diz Mirian.

Curitiba já é referência no assunto no Brasil por ter a maior frota pública de elétricos. Nos últimos 18 meses, uma frota composta por modelos da Renault – cinco Zoe, três Kangoo Z.E. e três Twizy – a serviço da Secretaria de Trânsito (Setran), Guarda Municipal e Instituto de Turismo já rodou mais de 80.000 quilômetros, poupando as emissões de mais de dez toneladas de CO2.

Nesta terça-feira, a prefeitura lançou um edital para receber projetos nacionais ou internacionais que visem implantar o projeto. A previsão é que o contrato seja assinado no começo de 2016 e que seja completamente implementado até o fim do ano. Inicialmente, 80 carros ficarão disponiveis para aluguel em diversos pontos da cidade.

Continua após a publicidade

O pagamento poderá ser realizado pelo site ou por um aplicativo e o usuário poderá optar por planos diários, semanais ou mensais. O modelo e o preço ainda não foram definidos. A estimativa da Prefeitura é de que cada carro elétrico compartilhado entre vários usuários ao longo do dia possa tirar de circulação entre sete e 10 carros particulares da região central de Curitiba.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.