Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Correio Técnico: é preciso manter o motor ligado para esfriar a turbina?

Leitor faz questionamento específico da Volkswagen Amarok, mas dúvida pode ser aplicada a qualquer modelo sobrealimentado

Por Redação
Atualizado em 22 jul 2019, 11h00 - Publicado em 22 jul 2019, 11h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Amarok tem proteção para suas turbinas (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Tenho uma VW Amarok e queria saber se é necessário manter o motor funcionando por alguns segundos para resfriar as turbinas antes de desligar – Carlos Ichimura, por e-mail

    Publicidade

    Esse processo não é mais necessário em veículos a diesel ou gasolina modernos.

    Publicidade

    Segundo a Volkswagen, seus motores sobrealimentados possuem tecnologia para garantir a refrigeração do turbocompressor mesmo com o conjunto desligado, independentemente do combustível usado.

    Esses recursos, comuns também a outras marcas, incluem uma bomba elétrica de fluido de arrefecimento, que fica ativa para resfriar o óleo parado ao redor da árvore do turbocompressor, evitando seu superaquecimento.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Como motores antigos não tinham esse sistema, esse fluido lubrificante “cozinhava”, literalmente, dentro do turbo, perdendo sua eficácia e podendo até travar o rotor.

    Cuidado nunca é demais

    Bombas elétricas e termossifão são usados para manter o turbocompressor refrigerado com o motor desligado (BorgWarner/Divulgação)

    Ainda que os veículos modernos possuam uma série de proteções, especialistas ainda indicam que o motorista mantenha o motor acionado por alguns segundos em marcha-lenta antes de desligar caso o automóvel tenha passado por uma situação de carga elevada por muito tempo.

    Publicidade

    Esse é o caso, por exemplo, de paradas em postos ao longo da estrada durante uma longa viagem. O veículo carregado pode exigir muito do trem de força, fazendo com que as temperaturas do óleo e do turbocompressor se elevem.

    Continua após a publicidade

    Entretanto, essa prática não é necessária ao parar no pedágio em veículos com start-stop. Motores turbo dotado com esse recurso têm uma proteção eletrônica que impede que o conjunto seja desligado caso as temperaturas internas estejam muito elevadas.

    Publicidade

    Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para correiotecnico@abril.com.br!

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.