O ano de 2024 tem sido um ano de muitas mudanças para o mercado brasileiro. Não só pela crescente dos modelos eletrificados, mas também pela chegada de muitos carros novos, como Renault Kardian e Citroën Basalt, ou reestilização de modelos antigos, exemplo ao VW Nivus e Peugeot 2008.
No entanto, com a chegada destes novos carros, modelos antigos e ultrapassados deixaram de ser oferecidos no Brasil. Seja por falta de mercado ou até adequação para o novo mundo eletrificado.
Abaixo, listaremos os carros que já saíram do mercado brasileiro em 2024.
Chevrolet Cruze e Cruze Sport6
Com mais de 13 anos de mercado, as versões sedã e hatchback Sport6 do Chevrolet Cruze deixaram de ser oferecidos no Brasil.
A produção na Argentina dos modelos já havia sido encerrado em dezembro de 2023, mas o site oficial da empresa só parou de oferecer os carros em agosto deste ano, encerrando de uma vez por todas a carreira do Cruze no mercado global.
Desde 2020, a América do Sul era o único lugar onde o Chevrolet Cruze ainda era produzido e vendido. No entanto, os modelos foram perdendo cada vez mais espaço para o segmento de SUVs, que é atualmente o mais procurado no Brasil.
Renault Logan
A despedida mais recente desta lista fica para o Renault Longa. Com incríveis 17 anos de mercado brasileiro, o modelo parou de ser produzido na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) no mês passado. O Stepway seguirá o mesmo caminho, mas terá produção encerrada apenas em dezembro.
O fim do sedã compacto já havia sido confirmado pelo CEO Global da Renault, Luca de Meo, em 2021, quando a montadora determinou desistir de modelos mais baratos e focar na rentabilidade.
O Logan foi lançado em 2007 no Brasil, sendo percursor da era anterior da marca no Brasil, quando passou a trazer projetos desenvolvidos pela Dacia, sua marca romena que faz carros mais baratos.
Essa é a primeira vez desde 2000 que a Renault fica sem um sedã em sua linha nacional. O foco agora são os SUVs e mais modelos devem chegar ao Brasil nos próximos anos.
Hyundai Creta Action
Com a maior procura por SUVs e o alto preço pedido em seus modelos, a Hyundai decidiu manter a versão Action do Creta, com visual e tecnologia antigos, por um preço mais acessível para ganhar volume de vendas.
O SUV passou por grandes mudanças em 2021 e a versão Action se manteve. No entanto, o modelo passou por uma nova reestilização neste ano e a variante mais barata não resistiu. Junto a ele, a motorização 1.6 flex de 130 cv e 16,5 kgfm também se despediu, já que não é oferecida em nenhuma outra versão do SUV.
O modelo era oferecido abaixo dos R$ 120.000, com foco no público PCD. Agora, com a chegada da variante atualizada, o SUV parte dos R$ 141.890.
Nissan Leaf
O Nissan Leaf foi o primeiro carro elétrico com produção em grande volume e, por muitos anos, se manteve como o elétrico mais vendido do mundo. Porém, com a evolução das tecnologias, o Leaf passou a ficar para trás e deixou de ser produzido.
No Brasil, ele deixou de ser vendido já em abril de 2024. Seu preço de tabela, de quase R$ 300.000, não fazia mais sentido há algum tempo. Com uma bateria de apenas 40 kWh e uma autonomia de 192 km, o Leaf se tornou quase obsoleto no mercado automotivo atual.
No entanto, apesar de não ser mais oferecido para compra, o Nissan Leaf segue disponível no Brasil por assinatura, assim como os carros elétricos da Volkswagen. Mas os valores são altos, podendo custar até R$ 7.459 por mês
Peugeot 3008
Diferente de alguns modelos citados acima, o Peugeot 3008 saiu de linha para a chegada de uma nova geração: o novo e-3008, com mecânica elétrica.
O SUV estava disponível no Brasil desde 2018 com o motor 1.6 THP de 165 cv. Em 2021 passou por uma reestilização, mas seguiu com uma presença discreta no mercado brasileiro. Neste ano, de janeiro a agosto apenas 42 unidades foram emplacadas.
A nova geração do modelo deve chegar no Brasil em 2025. Ele já é oferecido na Europa com sistemas híbrido e elétrico. No entanto, ainda não se sabe se todas as variantes virão ao mercado brasileiro.
Chevrolet Bolt e Bolt EUV
Os dois carros elétricos da Chevrolet fazem parte de uma estratégia antiga da marca. Ambos deixaram de ser produzidos no fim do ano passado, mas seguiram a venda no Brasil até este ano.
O Chevrolet Bolt estava disponível no Brasil há alguns anos já. Já seu irmão maior, Bolt EUV, chegou ao mercado brasileiro apenas em 2023, pouco antes do fim de sua produção.
Como esperado, tanto o Bolt quanto o Bolt EUV não venderam quase nada no Brasil. Seus preços eras totalmente descabíveis a realidade do mercado de carros elétricos, assim como sua tecnologia.
Agora, eles saem de cena para a chegada de uma nova linha de elétricos da Chevrolet, que já chegaram ao mercado brasileiro com os novos Blazer e Equinox elétricos. Todos são montados na nova plataforma Ultium de 800 V.
Hyundai Ioniq
A Hyundai passou por uma grande mudança neste ano, assumindo o controle das vendas e importações no Brasil, que antes estavam nas mãos da Caoa Chery.
Nesta nova estratégia, quem saiu perdendo foi o sedã híbrido Ioniq, que perdeu espaço no cenário nacional e parou de ser vendido pela marca no Brasil.
No entanto, o modelo nunca teve um grande volume de vendas. Custando cerca de R$ 149.990, o modelo não está mais disponível para compra no Brasil.
Toyota Camry
Não é só no Brasil que os sedãs estão deixando de existir. Depois de 43 anos, o Toyota Camry deixou de ser vendido no Japão por falta de espaço no mercado.
O sedã é um dos modelos mais vendidos na história da Toyota, mas vem perdendo espaço para os SUVs nos últimos anos. No entanto, ele seguirá sendo vendido nos EUA, onde ele ganhou até uma nova geração para rivalizar contra o Honda Accord.
No Brasil, o Toyota Camry teve sua última em 2022, quando recebeu o motor 2.5 híbrido com 211 cv, já como linha 2023. Porém, ele não está mais disponível no site oficial da marca, mas segue na tabela oficial da Toyota por R$ 326.490.
Peugeot e-208
O Peugeot 208 a combustão recebeu uma atualização há alguns meses, no entanto, a sua versão elétrica saiu de linha um pouco antes disso.
Mas o verdadeiro culpado para a saída do hatch elétrico do mercado brasileiro é o novo e-2008. Com a chegada do novo SUV elétrico, a marca quis dar prioridade a ele e tirou o e-208 de cena para não “atrapalhar” nas vendas.
Mas o próprio Peugeot e-208 não se ajudava, tanto por seu preço elevado quanto por sua baixa procura no mercado brasileiro.
Chevrolet Camaro
O único esportivo dessa lista e um dos maiores ícones dos muscles cars é o Chevrolet Camaro. O modelo saiu oficialmente de linha em janeiro de 2024, mas recebeu uma série especial com produção limitada a 125 unidades chamada Collection (foto abaixo) neste ano.
O esportivo da Chevrolet chega ao fim com seu famoso V8 superalimentado, que sempre foi o símbolo do carro.
No entanto, este não é o fim do Camaro, mas sim das versões a combustão do esportivo. O vice-presidente da Chevrolet, Scott Bell, já afirmou que o modelo terá um sucessor, mas com motorização elétrica. Ainda não se sabe quando será lançado, mas provavelmente apenas depois de 2025.
Jac iEV-330P
Por fim, mas não menos importante, temos a picape elétrica da Jac Motors. A caminhonete elétrica saiu de linha para dar lugar a mais nova Jac Hunter, que foi testada por QUATRO RODAS e já está disponível para compra no mercado brasileiro.
Apesar de bem equipada e potente, com motor elétrico gerando 204 cv e bateria de 65,3 kWh com 226 km de autonomia, a picape não vingou no Brasil. Mas isso é esperado, tanto por sua motorização elétrica quanto pela impopularidade da marca.
Apesar de não estar mais disponível, a caminhonete consta no site da montadora chinesa por R$ 354.900.