Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como funcionam os aplicativos para compra e venda de carro usado

Está pensando em fazer negócio pelo smartphone? Estes apps facilitam o contato entre comprador e vendedor e podem cuidar até da documentação

Por Luís Perez
Atualizado em 8 fev 2019, 18h31 - Publicado em 8 fev 2019, 09h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Como funcionam os aplicativos para compra e venda de carro usado
    (William Mur/Quatro Rodas)

    Se vender o carro usado é uma dor de cabeça, saiba que isso pode  mudar: o futuro desse processo passa cada vez mais pela ponta dos dedos. Sim, como nos sites e aplicativos de paquera dos smartphones.

    Aliás, há os que se apresentem exatamente dessa forma e, assim, procuram aproximar vendedor e comprador com o mesmo tipo de tática, como atração física e localização geográfica.

    O App do Automóvel, por exemplo, logo de cara se apresenta como o Tinder do carro. Pelo aplicativo, vendedor e comprador se conectam, funcionando exatamente como o programinha de flerte virtual.

    Depois de avaliar o perfil, os dois dão “like”, recebem uma notificação de “match” e abrem caminho para a negociação que, aí, sim, parte para uma forma mais convencional.

    Mas o mercado se sofisticou mais do que isso. Que o diga a startup Carflix, que faz a intermediação compra e venda de usados entre pessoas físicas e oferece vistoria de mais de 130 itens com garantia, em um processo feito quase todo pela internet.

    Para prevenir os percalços mais comuns – defeitos, atrasos e mau atendimento –, a Carflix acompanha o processo do início ao fim e oferece garantia própria de um ano, independentemente da intervenção de concessionários ou lojistas.

    Continua após a publicidade

    “Com o shopping virtual, nossas vendas começam na internet e terminam em nossa empresa”, afirma Fabio Pinto, CEO da Carflix.

    Funciona assim: ao se interessar por um modelo, o comprador tira as dúvidas por meio de canais de comunicação no site. O passo seguinte é conhecer o carro pessoalmente, em um local seguro.

    Fechada a compra, é assinado um contrato de compra e venda entre as partes e a Carflix. Com esse contrato, todos têm a segurança jurídica de que a venda existe e, assim, o comprador pode fazer o depósito do valor em uma conta da Carflix.

    Quando o depósito for efetivado, a empresa avisará o vendedor para que preencha e assine o Documento Único de Transferência (DUT).

    Outro app que QUATRO RODAS encontrou durante a apuração foi o Clube Repasse, que promete registrar automóveis com preços sempre abaixo dos da tabela Fipe, com anúncios gratuitos, conectando concessionários, lojistas e pessoas físicas.

    Continua após a publicidade

    No entanto, algumas avaliações de usuários não eram tão positivas. Como o mundo dos apps é dinâmico, vale a pena ficar de olho nas avaliações.

    Já a InstaCarro pega carona no Instagram. Prometendo vender veículos em no máximo 90 minutos com total segurança e conveniência, cuidando de toda a burocracia da transferência, promete ser útil para proprietários, concessionárias e lojistas.

    Primeiro, o dono do automóvel pode receber uma cotação gratuita. Boa parte de todo o processo é feita pela InstaCarro, mas o interessado precisa antes anunciá-lo para os lojistas, comparecer em um dos 11 pontos de avaliação para que os especialistas façam uma análise detalhada, a fim de definir o valor de leilão mais real.

    Depois a empresa coloca lojistas de todo o país na disputa pelo veículo. Esses potenciais compradores utilizam a InstaCarro como estoque virtual para não correr o risco de insuficiência de veículos em suas lojas.

    É assim que, segundo ela, é possível obter até 30 ofertas em apenas meia hora. “Nosso maior diferencial é a grande velocidade com que o automóvel é negociado. Toda a avaliação demora meia hora, com um leilão de 30 minutos com lojistas de todo o país brigando pelo carro”, diz Luca Cafici, fundador da startup, que não cobra nada do cliente caso o veículo não seja vendido.

    Continua após a publicidade

    O proprietário do automóvel, então, escolhe o melhor lance arrematado, e o carro só é de fato vendido se ele aceitar o valor oferecido.

    No caso do Volanty, o dono do veículo entra no site para cadastrá-lo e agenda a inspeção inicial do carro em algum dos pontos físicos da plataforma – por enquanto, só nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A partir daí, em cerca de 20 minutos, mecânicos inspecionam o veículo, mecânica e lataria.

    Caso o carro passe na inspeção, a segunda etapa inclui uma sessão de fotos. Essas duas etapas levam 40 minutos e no mesmo dia o automóvel é anunciado no site, que distribui o conteúdo para as principais plataformas de classificados do Brasil.

    O proprietário continua dirigindo o carro enquanto a Volanty cuida de todas as etapas do processo.

    “Nossa monetização baseia-se em comissões por vendas efetuadas, bem mais baixas que a média de mercado. Trabalhamos com a margem de 7% ante os 25% a 30% cobrados pelo mercado tradicional”, diz Maurício Feldman, sócio-fundador da Volanty.

    Continua após a publicidade

    A ideia é que o proprietário não despenda muito esforço na hora de vender o carro – comprador e vendedor nunca se encontram, e o preço do veículo é definido pela plataforma.

    App do automóvel
    (Reprodução/Internet)

    App do Automóvel (iOS e Android)

    O que faz: vende ou encontra quem valoriza automóvel na troca

    Seu diferencial: oferece o compartilhamento familiar, em que até seis pessoas podem ver as ofertas e comentar sobre o carro

    Custo: não há, depende da negociação entre os proprietários que deram “match” de seus veículos

    Continua após a publicidade

    Vantagens: reúne veículos que não se encontrariam em anúncios pagos

    Desvantagens: depende de certa habilidade de negociação do usuário

    Carflix
    (Reprodução/Internet)

    Carflix (site)

    O que faz: reúne pessoas físicas interessadas em comprar e vender

    Seu diferencial: vistoria mais de 130 itens com garantia de 1 ano, quase tudo de modo virtual

    Custo: cobra 4,9% da venda apenas se o negócio for concretizado

    Vantagens: transparência na verificação da documentação do carro

    Desvantagens: pode desagradar quem gosta de acompanhar ao vivo todo o processo, por ter menor familiaridade com o processo digital

    Clube Repasse
    (Reprodução/Internet)

    Clube Repasse (app iOS e Android)

    O que faz: conecta concessionárias, lojistas e pessoas físicas

    Seu diferencial: promete disponibilizar carros com preços sempre abaixo da tabela Fipe

    Custo: o anúncio é gratuito

    Vantagens: além do anúncio grátis, o valor dos carros é abaixo da tabela Fipe

    Desvantagens: em geral os veículos encontrados pela reportagem eram mais antigos que a média dos outros serviços

    instacarro
    (Reprodução/Internet)

    InstaCarro (site e app iOS e Android)

    O que faz: cota o carro, faz a vistoria e o disponibiliza para leilão instantaneamente

    Seu diferencial: a velocidade com que o carro é disponibilizado a mais de 100 lojistas de todo o Brasil

    Custo: o anúncio é gratuito

    Vantagens: o cliente paga só se o carro for vendido (em geral de 3% a 7%)

    Desvantagens: a firma está em expansão, mas ainda não atende a todas as cidades do país

    Volanty
    (Reprodução/Internet)

    Volanty (site)

    O que faz: recebe o cadastro do veículo para inspeção do modelo

    Seu diferencial: mecânicos inspecionam e analisam partes mecânica e estética do veículo

    Custo: cadastro é gratuito

    Vantagens: motorista perde pouco tempo no processo: entre inspeção e sessão de fotos no local, o tempo gasto total é de apenas 40 minutos

    Desvantagens: atuação da empresa ainda é muito restrita – limita-se apenas a Botafogo e Barra da Tijuca, no Rio

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.