Maior sucesso de vendas da fabricante japonesa no Brasil, o Nissan Kicks teve sua segunda geração apresentada no final de março. Agora o SUV compacto está mais refinado e maior a ponto de se aproximar de modelos médios, como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, o que vai garantir a sobrevida da sua primeira geração por mais alguns anos.
A nova geração recém-apresentada terá sua produção iniciada no México em junho, mas sua produção no Brasil começará apenas no segundo semestre de 2025 e será lançado como Nissan Kicks 2026. Até lá, o Kicks da primeira geração (lançado no Brasil em 2016) passará por mais uma reestilização. Uma nova grade com várias barras horizontais, como a do Versa, poderá ser a principal mudança.
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É assim que a Nissan terá dois SUVs fabricados no Brasil nos próximos anos, conforme a fabricante antecipou em novembro de 2023, na ocasião do anúncio do investimento de R$ 2,6 bilhões até 2025. Esse montante contempla ampliação da fábrica de Resende (RJ) e a produção local de um novo motor 1.0 turbo flex – diferente do novo motor do Renault Kardian, de acordo com o Autos Segredos.
Como é o Nissan Kicks 2026
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O SUV compacto da Nissan mudou radicalmente. A dianteira agora é inspirada nos jogador de futebol americano: a grade representa a proteção metálica nos capacetes, as luzes diurnas em barras integradas à grade remete à pintura preta sob os olhos dos jogadores e os para-lamas mais largos seriam as grandes ombreiras. Pelo menos foi o que disse Marcus Quach, designer responsável pelo visual externo do modelo.
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De acordo com Ken Lee, designer sênior da Nissan, o novo Nissan Kicks também foi inspirado nos tênis, uma forma de brincar com um dos significados do seu nome. Há um padrão hachurado na base dos para-choques e nas saias das portas inspirados nas solas “waffle” dos tênis.
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Ainda na lateral, nota-se que o teto contrastante continua disponível no Kicks, mas desta vez a peça preta que separa visualmente o teto do resto da carroceria é de vidro, com uma pequena janela em uma parte e com o nome “Kicks” podendo ser visto na chapa metálica através do vidro na coluna C.
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A traseira, por sua vez, tem estilo único, repetindo os elementos de iluminação cuja barra superior é alongada, criando o mesmo formato em L de cabeça para baixo que há na dianteira. Um fato é que esta nova geração tem carroceria com formas mais quadradas, com o capô mais alto e com maior caimento do teto na traseira.
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Nos Estados Unidos, o Nissan Kicks 2025 se apresenta com as seguintes medidas: 4,37 m de comprimento e 2,66 m de entre-eixos, sendo 5,6 cm e 3,6 cm maior que o antigo, respectivamente. Ainda são 1,80 m de largura e 1,63 m de altura, um ganho de 4 cm na largura e 2 cm na altura em relação ao modelo atual. O novo Kicks ainda oferece 4,3 cm extras para os ombros e 2,2 cm adicionais às pernas dos ocupantes.
Interior mais sofisticado e completo
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O painel datado do Kicks atual deu lugar a outra escolha que muitas marcas vêm fazendo. É o par de telas flutuantes, que funcionam como quadro de instrumentos digital e central multimídia, num total de 24,6” unidas sob a mesma moldura. Isso, pelo menos, na versão SR. Acontece que as demais versões têm tela de 7 polegadas para o quadro de instrumentos, em vez da tela de 12,3 polegadas.
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O painel em si tem superfícies macias e com costuras aparentes nas bordas que também são vistas no console central elevado. Enquanto o ar-condicionado automático ganhou comandos táteis, logo acima deles, entre as saídas de ar centrais, há botões físicos para o som. Por sinal, o conjunto Bose agora tem 10 alto-falantes, pois também adiciona alto-falantes de encosto de cabeça para o banco do passageiro, além do banco do motorista.
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O volante ficou mais limpo, com botões em ilhas retilíneas. Tanto ele quanto o console central e outras partes internas trazem costuras vermelhas, com pegada esportiva. Os bancos utilizam tecnologia ergonômica que distribui melhor o peso de quem está sentado, diminuindo a fadiga e evitando a tendência da pessoa ir escorregando ao longo de viagens mais longas.
Um Kicks com maior refinamento técnico
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Com a troca da plataforma B0 pela plataforma CMF-B (ou RGMP) da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, o novo Nissan Kicks não só cresceu como evoluiu. Trocou a suspensão traseira de eixo de torção pelo sistema multilink, independente. Com isso, também pode ter tração integral pela primeira vez.
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Também há evolução eletrônica, com novas funções de condução autônoma, com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, monitor de pontos cegos, frenagem automática tanto à frente quanto à ré, monitor de cansaço do motorista, câmeras 360 e farol alto automático.
Outra evidência da evolução da nova geração do Kicks é a troca do motor 1.6 aspirado do Versa pelo 2.0 aspirado do Sentra, pelo menos nos Estados Unidos. Este motor tem 143 cv e 19,4 kgfm, sempre combinado ao câmbio CVT. A tração integral será opcional desde a versão mais básica do carro, com recursos que incluem a frenagem diferencial das rodas para melhorar o controle em pisos escorregadios.
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O motor três cilindros 1.0 turbo flex que será fabricado no Brasil poderá ser até mais forte que esse 2.0 – quase todos os 1.0 turbo flex têm mais de 20 kgfm. Contudo, dificilmente terá mais que 130 cv, visto que a Nissan costuma ser conservadora nos números dos motores dos seus carros.
Na verdade, é tão conservadora que não utilizará o motor 1.0 turbo flex do Renault Kardian (125 cv e 22,4 kgfm), que é montado no Brasil. O motor turbo do Kicks será baseado no antigo três-cilindros 1.0 aspirado do March. Na prática, serão motores turbo bem diferentes, mas da mesma família.