É HOJE! Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

CNH vai mesmo ganhar categoria para carros automáticos em 2025?

Manchetes sensacionalistas rodaram a internet nos últimos dias alarmando sobre nova subcategoria da CNH; Entenda de onde surgiu essa história ela é falsa

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 29 nov 2024, 15h05 - Publicado em 29 nov 2024, 13h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Você provavelmente foi surpreendido com a manchete: “CNH terá categoria para carros automáticos em 2025”. Se não foi essa a frase, provavelmente, viu algo muito semelhante.

    A ideia de uma nova sub-categoria para a carteira de habilitação mexeu com os brasileiros, mas pode ficar tranquilo porque isso não é verdade. Ainda.

    As notícias sensacionalistas baseiam-se no Projeto de Lei 7746/2017, apresentado em 2017 pela deputada Maria Carvalho (PSDB-RO). Na época, o texto da deputada visava a criação de duas subcategorias, porém não para os automóveis, mas sim para motocicletas e triciclos.

    A ideia é essa mesmo que você viu nas manchetes: uma exclusiva para as motos manuais e outra para as automáticas, definindo assim qual você poderia dirigir.

    Com o tempo, substitutos foram criados pelos relatores do projeto, passando a incluir todos os tipos de veículos. Porém, a ideia não era criar subcategorias, mas sim, permitir que os exames fossem feitos também em carros automáticos. Desse modo, não seria criada uma subcategoria, mas sim uma observação de que a motorista possa conduzir especificamente esse tipo de veículo.

    Continua após a publicidade
    Duas Rodas
    Projeto de Lei previa apenas a criação de subcategorias na CNH para motocicletas e triciclos automáticos e manuais (Duas Rodas/Reprodução)

    “Desse modo, propomos que se mantenha a categoria A como o atual CTB estabelece, mas sugerimos que seja possível a realização do exame de direção para fins de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em motocicletas com câmbio automático. Para tanto, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão responsável por normatizar os procedimentos sobre a aprendizagem, habilitação e expedição de documentos (inciso X do art. 12 do CTB), deverá regulamentar esse processo. Além disso, na CNH do condutor habilitado nessas condições, deverá ser registrada essa restrição, para a condução exclusiva de veículos com esse tipo de sistema de transmissão.”, diz o substitutivo do deputado Hugo Leal (PSB-RJ).

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Ele ainda complementa para que a medida seja estendida para todo o tipo de veículo: “Propomos, ainda, estender essa possibilidade a todos os tipos de veículos, independentemente da categoria. Afinal, além das motocicletas, motonetas e ciclomotores, a tecnologia do câmbio automático está presente também em automóveis, ônibus, micro-ônibus e caminhões. Não há, portanto, motivo para se restringir o benefício da realização do exame em veículo com câmbio automático a somente um tipo de veículo, que sequer representa 30% da frota brasileira.”

    Calma, isso não significa que você precisará alterar sua CNH em 2025. O projeto de lei ainda está em tramitação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara. Isso significa que os parlamentares ainda estão avaliando a constitucionalidade da proposta. É por esse motivo que o texto original está sujeito a sugestões e modificações.

    Renovação CNH
    O texto do PL não prevê a criação de novas categorias e ainda está em avaliação na Câmara. Logo, não existe nenhuma confirmação de que as regras mudarão em 2025 (Reprodução/Internet)

    E isso ainda é só o começo. Se aprovado, o projeto ainda passará para o plenário da Câmara dos Deputados. Portanto, não precisa se desesperar, não existe nenhuma confirmação se haverá mesmo mudança e, tão pouco, quando ela irá ocorrer, muito menos que será a partir de 2025.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.