Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Clássicos: Hupmobile, o primeiro carro a dar uma volta ao mundo

Desconhecido pelas novas gerações, o pequeno fabricante de Detroit chegou a competir com a gigante Ford na tarefa de motorizar os Estados Unidos

Por Felipe Bitu
Atualizado em 3 Maio 2019, 07h00 - Publicado em 3 Maio 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Produzido de 1918 a 1925, o Modelo R foi o Hupmobile de maior sucesso (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Quando o Modelo R foi apresentado em 1918, o Hupmobile já não estava entre os dez carros mais vendidos nos EUA.

    Publicidade

    Preocupada em atender aos anseios de sua fiel clientela, a Hupp Motor Car Company não fazia questão de competir em volume contra Ford, Chevrolet, Dodge e outros que tiveram melhor sorte ao longo do século 20.

    Publicidade

    A Hupp foi fundada em 1909 pelo engenheiro Robert Craig Hupp e seu irmão Louis, após reunirem investidores para financiar o Modelo 20.

    Robusto e confiável, o Hupmobile 20 foi um dos maiores rivais do icônico Ford Modelo T e primeiro automóvel a completar uma volta ao mundo em 1912.

    Publicidade
    A versão com carroceria Touring tem capota retrátil, cinco lugares e quatro portas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Foi sucedido pelo Modelo 32, um dos primeiros no mundo com carroceria de aço. Notório pela confiabilidade, o Hupmobile foi o primeiro automóvel a visitar todas as capitais americanas em 1916.

    No mesmo ano, no Brasil, Fernando Chaves venceu o Raid São Paulo–Ribeirão Preto: seu Hupmobile foi o único carro a completar a prova em menos de 11 horas.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Lançado em 1917, o Modelo R foi o Hupmobile mais vendido. A publicidade o chamava de “Carro Conforto” pela dirigibilidade e confiança que inspirava.

    Subia qualquer ladeira com seu câmbio de três marchas e motor 3.0 de quatro cilindros e 16,9 cv, apesar da gasolina de baixa octanagem comum da Primeira Guerra.

    Publicidade

    A Hupp era contra a obsolescência programada: o Modelo R manteve o chassi apoiado em eixos rígidos, assoalho de madeira e carroceria de aço.

    Havia cinco estilos de carroceria em três opções básicas: Roadster (dois lugares), Touring (cinco lugares) e Industrial Wagon (picape). Os freios atuavam só nas rodas traseiras.

    Publicidade
    Com raios de alumínio e aro de madeira, o volante foi padronizado do lado esquerdo nos EUA em 1914 (Christian Castanho)

    Havia três tipos de rodas: aberta com raios de madeira, aberta com raios de aço ou fechada com disco de aço.

    Continua após a publicidade

    Entre os itens de série, velocímetro, amperímetro, ignição Bosch, buzina elétrica, reostato dos faróis, limpador de para-brisa, amortecedores de fricção, mala traseira, espelho retrovisor, trava antifurto e um jogo de ferramentas com macaco e estepe.

    O sistema de arrefecimento não tinha bomba d’água e a refrigeração era feita por termossifão.

    Em 1924, o bloco foi redesenhado para refrigerar uma área maior dos cilindros, o virabrequim recebeu balanceamento estático e dinâmico e o comando de válvulas foi redimensionado.

    Com poucas alterações, cerca de 178 mil Modelos R foram produzidos até 1925.

    Interior é todo forrado de couro (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Nesse ano veio o Modelo E, primeiro carro não luxuoso com motor de oito cilindros em linha. A ideia da Hupp era aproveitar sua baixa capacidade de produção em um modelo mais rentável para disputar mercado com Buick, Lincoln e Packard.

    Continua após a publicidade

    O sucesso do Hupmobile E foi imediato, com quase 15 mil unidades produzidas.

    Em 1926, o Modelo R foi substituído pelo Modelo A de seis cilindros. Desenhado pelo Amos Northup, o Hupmobile Century de 1928 estabeleceu o recorde de 65.000 unidades produzidas naquele ano.

    A Hupp só não contava com a crise de 1929, que aniquilou o mercado de luxo e selou seu destino durante a década de 30.

    Versão tinha um elevado padrão de acabamento (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Desenhado por Raymond Loewy, o Modelo I, de 1932, não fez sucesso, bem como o aerodinâmico ModeloJ, de 1934. Suspensa em 1937, a produção foi retomada em 1939 com o Modelo R.

    Denominado Skylark, o Hupmobile R era baseado no Cord 810 de Gordon Buehrig, mas apenas 354 foram produzidos até a Hupp encerrar suas atividades, em 1941.

    Continua após a publicidade

    Cerca de 561 mil Hupmobile foram produzidos em três décadas. Quase 80 anos depois, aproximadamente  1 mil deles foram registrados pelos entusiastas da marca no mundo todo, poucos no Brasil.

    Quatro cilindros nos Hup de 1909 a 1924 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Produzido em 1925, este Modelo R Touring foi um dos primeiros automóveis do colecionador Og Pozzoli e atualmente integra o prestigiado acervo da Fundação Lia Maria Aguiar.

    Ficha Técnica – Hupmobile Modelo R Touring 1925

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.