Esqueça a velha picape compacta rival de Fiat Strada e Volkswgen Saveiro. A nova Chevrolet Montana chegou às concessionárias brasileiras no início do ano sem esconder suas pretensões de agradar um novo nicho no mercado nacional, com consumidores interessados em uma caminhonete urbana, com caçamba funcionando tal como um porta-malas e comportamento dinâmico de utilitário.
Ainda que concorra com a Strada em suas versões de entrada, a nova Montana cresceu e se tornou uma picape intermediária. Também ganhou novo visual e mecânica muito mais moderna, com destaque para o motor 1.2 turbo de 133 cv e 21,4 kgfm. Desde as variantes mais baratas há bom pacote de equipamentos, mas também mudam coisas importantes como a transmissão — manual ou automática — e o estilo, que agora apresenta até versão RS, esportivada.
Chevrolet Montana 1.2 Turbo 2024: R$ 121.790
A Montana começa a ser vendida com nome “seco”, na versão 1.2 Turbo. Como o nome já diz, ela já traz o propulsor 1.2, mas junto a câmbio manual de seis marchas. Também já aparecem equipamentos como a central multimídia de 8″ com suporte a Android Auto e Apple Carplay sem fio, duas entradas USB (incluindo uma USB-C), volante multifuncional, quatro alto-falantes, acendimento automático dos faróis, retrovisores com ajuste elétrico e seis airbags.
Curiosamente, a Montana já chegou à linha 2024 e, comparada com a Montana 2023, a versão de entrada ficou R$ 3.100 mais cara, saindo por R$ 121.790.
Chevrolet Montana LT 1.2 Turbo 2024: R$127.190
A Montana LT 2024 mantém o câmbio manual de seis marchas, mas, por R$ 5.400 extras, acrescenta itens de comodidade como a capota marítima e duas luzes de iluminação na caçamba. O rack de teto vira item de série e vem na cor preta, enquanto estreiam as rodas de aro 17″ com calotas esportivas em dois tons e câmera de ré.
Além disso, os retrovisores laterais vêm na cor do veículo assim as maçanetas externas. Internamente, ainda há acréscimo de duas entradas USB para os ocupantes da segunda fileira.
Chevrolet Montana LTZ 1.2 Turbo: R$140.890
Os R$ 13.700 indicam mudanças significativas, que vêm principalmente com a oferta do câmbio automático de seis marchas. Com ele, a Montana consegue ser mais rápida até do que indicam os dados de fábrica, indo de 0 a 100 km/h em 9,9 s. Com gasolina, o consumo é de 11,3 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada, segundo nosso teste.
Recursos adicionais da Montana LTZ incluem coluna de direção com regulagem em altura e profundidade, grade frontal com detalhes cromados, sensor de estacionamento traseiro, chave presencial com partida via botão e controle de cruzeiro que, entretanto, não é adaptativo. As rodas de aro 17 ganham acabamento exclusivo e os bancos passam a dividir o revestimento entre tecido e material sintético.
Chevrolet Montana Premier 1.2 Turbo: R$148.890
Topo de linha até ontem (11), a Montana Premier cobra R$ 8.000 a mais principalmente por itens de comodidade, que incluem ar-condicionado digital, carregador de celular por indução, alças traseiras no teto, sistema de alerta de pontos cegos e bancos completamente em revestimento que imita couro.
Outras adições são os faróis dianteiros em leds, santantônio integrado, grade frontal com detalhes em cromo escurecido e desenho exclusivo das rodas de aro 17.
Chevrolet Montana RS 1.2 Turbo: R$151.890
Recém-apresentada, a Montana RS é mais uma aposta da Chevrolet em sua divisão esportivada, fazendo companhia ao Onix, Cruze, Tracker e Equinox. Como nos outros quatro, porém, aqui não há alterações mecânicas, mas novo visual mais agressivo, que inclui grade frontal em colmeia e emblemas RS espalhados pela carroceria.
Pintura em preto brilhante aparece nos retrovisores externos, rack de teto e na gravatinha da marca, seja por fora ou por dentro. Internamente, os bancos ganham costuras em vermelho assim como o painel, e plásticos texturizados completam a decoração da cabine.