A Chevrolet apresentou a segunda geração do Aveo, seu carro mais barato no México – o modelo antigo custa o equivalente a R$ 70.000. Será mais barato que o Chevrolet Onix Plus (que custa o equivalente a R$ 80.000) e, não por acaso, o país latino americano será um dos primeiros a receber o novo modelo na carroceria hatchback.
Assim como o Onix, o Chevrolet Aveo tem projeto de origem chinesa. Mas ele não nasceu Chevrolet: ele é vendido na China como SAIC/Wuling 310C. Inclusive, suas primeiras imagens de patente já haviam sido reveladas anteriormente, junto com o anúncio do início da produção na China.
Apesar de a Wuling ser uma joint-venture entre a SAIC e a General Motors, até que o design do novo Aveo tem linguagem próxima de outros carros da Chevrolet. Mas é completamente diferente da geração anterior, um projeto de 2005.
Os faróis, antes arredondados, agora estão mais horizontais e harmonizam bem com a barra cromada que corta a grade dianteira. Já o para-choque frontal traz aberturas nas extremidades que dão um toque a mais de esportividade.
A traseira está menos reta, ganhando uma queda mais acentuada e vinco no meio do porta-malas. As grandes lanternas do modelo antigo deram lugar para um conjunto mais horizontal e fino, seguindo a linha visual da dianteira. Não há imagens da cabine, mas nota-se central multimídia destacada no painel. Ela teria opções com 6 e 8″, dependendo da versão, e compatibilidade com Android Auto e Apple Carplay.
Até agora, a GM confirmou apenas alguns equipamentos de série na versão LT, que não necessariamente será a topo de linha, assim como ocorre com o Aveo sedã, no México. São eles: seis airbags, sensores de estacionamento traseiros e alerta de cinto de segurança para os bancos da frente e de trás.
Na parte mecânica, expectativa da imprensa mexicana é pelo motor quatro cilindros 1.5 de 110 cv e 13,8 kgfm que equipa o Groove, SUV mais barato da Chevrolet por lá e que também é fabricado na China.
O Aveo hatchback 2024, que já está sendo produzido na China pela Wuling, começará a ser vendido no México ainda no primeiro semestre 2023 e mais informações, como a motorização, deverão ser reveladas em breve. O sedã também receberá a atualização, mas sem data definida.
Outros países da América Latina, como Chile e Colômbia, também devem receber a nova geração do Aveo. Mas não deve ser o caso do Brasil, que seguirá com o Onix e Onix Plus exercendo essa função.