O Chevrolet Suburban costuma ser escolhido por agências governamentais dos Estados Unidos, até mesmo pela embaixada no Brasil. E mais um grupo adotará o SUV , em uma versão especial. O Serviço de Segurança Diplomática (DSS) em breve terá um modelo específico feito pela GM Defense.
Esta versão especial do Suburban foi feita para atender às demandas do programa Heavy-Duty Armored Sport Utility Vehicle do DSS. Esses SUVs robustos, desenvolvidos para a divisão de segurança do Departamento de Estado dos EUA, são projetados para implantação em zonas internacionais de alto risco.
Apelidado de “Suburban Shield”, este veículo especializado pode parecer um Suburban comum por fora, mas foi modificado e personalizado com uma suspensão reforçada para suportar o peso adicional da blindagem. Ao contrário do trabalho de blindagem feito por empresas terceirizadas, a GM Defense reforça a carroceria durante a produção, resultando em uma construção mais uniforme e robusta do que as alternativas aparafusadas.
O Suburban Shield é alimentado pelo motor V8 de 6,2 litros usado pelo Suburban normal, mas também é possível equipá-lo como o Duramax diesel de 3,0 litros. Para manter as coisas focadas na missão, a GM Defense removeu certos recursos do consumidor, incluindo frenagem automática de emergência, frenagem frontal para pedestres, câmera 360° e o assistente de permanência em faixa. Em cenários de alto risco, essas conveniências são desnecessárias.
Duas configurações estão disponíveis: o 1LT, com assentos corridos na segunda e terceira fileiras; e o 2LT, que substitui os bancos da terceira fileira por assentos retratéis do tipo jumpseat (o mesmo usado em aviões para os comissários de bordo), liberando mais espaço para a segunda fileira. Cada configuração é adaptada para dar suporte às necessidades operacionais exclusivas da segurança diplomática.
Em um evento de entrega recente na Carolina do Norte, o Secretário de Estado Assistente para Segurança Diplomática Gentry Smith elogiou o novo veículo, descrevendo-o como uma melhoria significativa em relação aos modelos anteriores: “Ele tinha uma aceleração impressionante, lidava com curvas de forma mais eficaz e o sistema de freios antibloqueio de alta resistência foi uma grande melhoria. O chassi redesenhado proporcionou maior estabilidade e desempenho. Este novo SUV marca uma era mais econômica na construção de veículos essenciais para nossa missão de garantir a condução segura da política externa em ambientes desafiadores”, disse ele.
A chance de ver o Suburban Shield no Brasil será se as embaixadas escolherem trazer o veículo, como tem feito com gerações anteriores do SUV. Até é possível que o utilitário apareça na mão de alguém que queira importá-lo de forma independente, porém não nesta versão blindada de fábrica.