PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Carros movidos a cerveja

Parceria entre cervejaria e distribuidora de combustíveis resultou na melhor gasolina de alta octanagem da Nova Zelândia. Quer um gole?

Por Marcello Oliveira
Atualizado em 9 nov 2016, 14h39 - Publicado em 28 ago 2015, 14h04
geral

Na Nova Zelândia, beber cerveja ajuda a preservar o planeta. Uma parceria entre a cervejaria DB Export e a distribuidora de combustíveis Gull resultou em uma gasolina feita com a bebida. Pelo menos é assim que a empreitada foi divulgada pelas empresas. Na prática, o combustível não é tão diferente do comercializado no Brasil, em que o etanol é adicionado à gasolina.

A cervejeira teve a ideia de extrair o álcool dos sedimentos sólidos que sobram após o processo de fermentação da bebida e utilizá-lo na fabricação de biocombustíveis. Ou seja, nada mais que o já conhecido E10 (mistura de 90% de gasolina e 10% de etanol).

De acordo com o diretor de marketing da cervejaria, Sean O’Donnell, a ideia surgiu após alguns copos de cerveja. “Identificamos a oportunidade de aproveitar as sobras do processo de fabricação em algo que pode ajudar o ambiente”, diz. “Então começamos a fazer nossa parte a partir do que o neozeolandês mais gosta: tomar cerveja”.

Chamada de Brewtroleum, ou “gasolina fermentada”, o novo combustível emite 8% menos carbono do que a gasolina comum e oferece o maior nível de octanagem entre os combustíveis disponíveis no país (98 octanas), segundo a Gull. É o mesmo resultado da gasolina Podium, vendida por aqui nos postos BR.

Continua após a publicidade

Na Nova Zelândia, o etanol é extraído pela DB Export e levado às instalações da Gull, onde é misturado ao combustível e distribuído aos postos. Na bomba, paga-se NZ$ 2,03 pelo litro, o equivalente a R$ 4,30. O primeiro lote do combustível especial rendeu 300 000 litros, o suficiente para seis semanas de testes de viabilidade para produção definitiva.

Não é a primeira vez que a Gull vale-se de subprodutos inusitados para produzir biocombustíveis. Desde 2007, são oferecidas ao público gasolinas baseadas em leite de vaca e sobras de óleo de cozinha.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.