Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Carros com volante na direita estão enganando atiradores russos na Ucrânia

Com volante na direita, picapes velhas reaproveitadas do Reino Unido oferecem dose adicional de despiste contra atiradores do país invasor

Por Eduardo Passos
19 dez 2022, 12h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Para dar conta de segurar a invasão russa em seu país, os ucranianos vêm recorrendo a doações e uma boa dose de criatividade. Picapes enviadas de diferentes países, por exemplo, estão sendo transformadas em peças de artilharia motorizada — mas são os carros do Reino Unido que, em reviravolta interessante, trazem uma dose de proteção extra.

    Voluntário da campanha de arrecadação Car4Ukraine, Ivan Oleksii é um dos que, desde março, recebem caminhonetes do mundo todo, adaptando-as para a guerra. São veículos aceitos em quase qualquer estado de conservação, desde que sejam 2.0 diesel e com tração 4×4. Após serem dirigidos até a Ucrânia, há uma conversão simples, que inclui pintura camuflada, eventual identificação militar e acréscimo de metralhadoras na caçamba.

    Ivan Oleksii exibe uma das placas de blindagem que são acrescentadas às picapes recebidas
    Ivan Oleksii exibe uma das placas de blindagem que são acrescentadas às picapes recebidas (Divulgação/Car4Ukraine)

    “É fácil transformar uma picape em um veículo blindado”, disse Oleksii ao The Telegraph. “Soldados nos disseram que uma caminhonete com metralhadora atrás é equivalente a ter 20 tropas de infantaria ao seu lado”. A blindagem, por outro lado, pondera o voluntário, não pode ser tão pesada, a fim de não sobrecarregar demais o veículo.

    Continua após a publicidade

    De 150 modelos doados até agora, cerca de uma centena veio do Reino Unido — a maioria oriunda de atividades rurais, com preço na casa de duas mil libras (cerca de R$ 13.000). Não há grande diferença entre modelos da Europa continental, a não ser o lado do volante. E isso faz muita diferença.

    As picapes mais comuns incluem modelos da Mitsubishi, Nissan e até unidades da Jeep Gladiator
    As picapes mais comuns incluem modelos da Mitsubishi, Nissan e até unidades da Jeep Gladiator (The Telepgraph/Reprodução)

    De acordo com Oleksii, as caminhonetes são alvo constante de franco-atiradores russos, que, entretanto, estão errando com frequência o alvo. Os snipers vêm atirando no lado esquerdo do carro, crentes de que ali estaria o motorista. Não apenas não está como, ultimamente, o exército da Ucrânia está colocando manequins no banco do passageiro.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Com o despiste ideal, destaca o ucraniano, os veículos vêm orgulhando as tropas do país invadido. “Alguns dias atrás recebemos imagens de um míssil de cruzeiro que havia sido disparado pela Rússia, mas foi derrubado pela metralhadora de uma das nossas picapes”, contou ao Business Insider.

    Paixão pela L200

    A Car4Ukraine também conta com os trabalhos de Nika Ostratyuk, uma produtora de cinema que fugiu do país de origem e está refugiada na ilha britânica. A voluntária se encarrega de vasculhar sites de carro usados, e dirige até 320 km para adquirir um modelo. “Os fazendeiros normalmente ficam felizes de nos vender a picape quando descobrem o motivo”, explica, acrescentando que em seis ocasiões acabou sendo doado pelo anunciante.

    Continua após a publicidade
    Mitsubishi L200 com lança foguetes na Ucrânia
    Uma das L200 adquiridas virou até lançador móvel de foguetes (Reprodução/Twitter)

    Um detalhe interessante é a predileção dos ucranianos pela Mitsubishi L200, cujo preço caiu sensivelmente desde que a marca anunciou a saída do Reino Unido, durante a pandemia. Baratas e sem mercado em países com volante à esquerda, as L200 compõem o grosso da iniciativa, certamente contribuindo para a maioria de veículos com mão inglesa.

    Qualquer modelo que atenda às especificações, entretanto, é bem vindo
    Qualquer modelo que atenda às especificações, entretanto, é bem vindo (Reprodução/Car4Ukraine)
    Continua após a publicidade

    Além de ainda mais baratos pós-saída da Mitsubishi, os modelos mais antigos da picape trazem tudo que as tropas precisam: uma tonelada de capacidade de carga, pouca eletrônica embarcada (facilitando a manutenção) e peças confiáveis e de fácil reposição.

    Algumas unidades, destaca um intermediário de pseudônimo Freddie, vão além, cumprindo a missão com mais de 240.000 km rodados. Provavelmente não veremos tais virtudes destacadas em uma peça publicitária da fabricante mas, sem dúvidas, é um bom teste de Longa Duração.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.