PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Campeonato Alemão de futebol terá clássico Audi-VW

Controlados por marcas do Grupo VW, Ingolstadt e Wolfsburg vão se enfrentar na temporada 2015/16

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 9 nov 2016, 14h30 - Publicado em 18 Maio 2015, 19h13
mercado

A temporada 2015/2016 do Campeonato Alemão de futebol terá um inusitado clássico das montadoras Audi e Volkswagen. Isso porque o FC Ingolstadt 04, time da cidade de Ingolstadt (onde fica a sede da marca das quatro argolas), fará sua estreia na divisão principal – a Bundesliga – no ano que vem, medindo forças com clubes como Bayern de Munique, Borussia Dortmund e, claro, o VfL Wolfsburg, agremiação controlada pela Volkswagen AG.

Fundado em 2004 a partir da fusão de dois clubes, o FC Ingolstadt é praticamente controlado pela Audi, que detém 80% das ações do time e participa das decisões técnicas do clube. Além disso, a montadora também investiu 20 milhões de euros na construção de um estádio para 15 mil torcedores, que não por acaso se chama Audi Sportpark. Tamanho investimento surtiu efeito rapidamente, fazendo o clube subir da Bayernliga (o campeonato regional da Baviera) para a segunda divisão em quatro anos. O Ingolstadt cairia no ano seguinte, mas voltaria para a 2.Bundesliga nesta temporada, assumindo a vice-liderança já na oitava rodada e garantindo o acesso à divisão principal com uma rodada de antecedência.

Campeonato Alemão de futebol terá clássico Audi-VW

Já o Wolfsburg é bem mais tradicional. Fundado em 1945 a partir de um clube de trabalhadores da Volkswagen AG, o time já se sagrou campeão alemão da Bundesliga na temporada 2008/09, quando tinha nomes como o atacante brasileiro Grafite. A montadora é patrocinadora oficial do Wolfsburg desde os primeiros anos de vida, e hoje possui 95% dos seus direitos. O clube representado por um lobo joga no Volkswagen Arena, que tem capacidade máxima para 30 mil espectadores – e fica a poucos metros da sede da empresa.

Continua após a publicidade

A ascensão do Ingolstadt e a boa campanha do Wolfsburg (que nos últimos anos se viu ameaçado pelo rebaixamento, mas neste ano ocupa a vice-liderança) comprovam o poder dos clubes-empresa, que vem se proliferando pelo mundo – e na Alemanha não é exceção. A federação local tenta impedir a popularização destes clubes, estabelecendo regras como impedir que um mesmo acionista tenha mais do que 49% das ações de uma mesma equipe ou o limite de sete investidores por clube.

A saída encontrada pelos dirigentes foi ratear o controle das equipes entre vários acionistas ou até mesmo funcionários. No caso do Wolfsburg, ele se enquadra em uma exceção aberta pela federação alemã a clubes ligados a empresas por mais de 40 anos. Nada que incomode uma empresa do tamanho do Grupo Volkswagen, que atualmente controla mais de 10 marcas e domina o futebol alemão. Afinal, além de patrocinar (e controlar) dois clubes da primeira divisão, a empresa ainda patrocina a Copa da Alemanha e tem 9% das ações do Bayern de Munique, simplesmente um dos times mais poderosos do mundo.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.