A empresa americana Nikola Motor Company apresentou no último final de semana seu conceito de caminhão movido a hidrogênio, batizado de Nikola One. Mostrado em Salt Lake City (EUA), ele pode ser produzido em breve e surpreende pela potência de 1.014 cv e a grande autonomia de até 1.931 km.
O Nikola One tem visual futurista, como o para-brisa com desenho contínuo para os vidros laterais, cabine com linhas para favorecer a aerodinâmica, faróis com luzes diurnas de led e enormes retrovisores. A cabine tem as portas recuadas e é bem ampla, com direito a uma cama para o motorista descansar nas grandes viagens. A marca revelou as primeiras imagens do caminhão em junho.
O caminhão possui motores elétricos independentes em cada eixo, alimentados por uma célula de combustível a hidrogênio. No total, o conjunto é capaz de gerar 1.014 cv e 276,5 mkgf de torque. A bateria tem grande capacidade e armazena 320 kWh de energia.
O peso pesado tem a grande vantagem de ser livre de emissões de poluentes, pois a célula de combustível transforma átomos de hidrogênio e de oxigênio em água durante a produção de eletricidade. Além disso, o caminhão tem como triunfo a autonomia mínima de 1.287 km e máxima de 1.931 km, prometendo ser mais silencioso, rápido e eficiente em relação aos modelos turbodiesel.
Para incentivar a compra do Nikola One, ele será oferecido por meio de leasing a um preço competitivo dentro da realidade americana. Segundo a empresa, o custo mensal para alugar o caminhão será de US$ 5.000 a US$ 7.000 (R$ 17.219 a R$ 24.107), durante 72 meses — incluindo ainda no pacote gastos com combustível de hidrogênio e manutenção.
Chegando ao final do plano ou atingindo 1 milhão de milhas (1.609.344 km), o contratante do leasing poderá pegar um caminhão novo sem custos adicionais.
A Nikola ainda não tem uma fábrica, mas já acumula pedidos pelo novo modelo na ordem dos US$ 4 bilhões, segundo a empresa. Enquanto a fábrica prevista para o primeiro semestre de 2017 não sai do papel, as primeiras 5.000 unidades do Nikola One serão fabricadas em parceria com a Fitzgerald Glider Kits.
A nova empresa também planeja construir, a partir de 2018, 364 pontos de abastecimento de hidrogênio pelos Estados Unidos e Canadá. Para suporte ao inédito caminhão, houve a confirmação de uma grande rede de vendas, serviço, distribuição e manutenção através de uma das maiores empresas de logística de caminhões dos EUA.