Camaro, Porsche, Challenger: supercarros que servem à polícia brasileira

Supermáquinas como Cayenne GTS, Camaro SS, CLS 500 e Challenger R/T ajudam a combater o crime em diferentes estados do país

 (PRF/Divulgação)

Na última semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Paraná ganhou um reforço para patrulhar as estradas.

Agora, o mais novo veículo de sua frota de viaturas é nada menos que um Dodge Challenger R/T, equipado com um motor V8 de 5.7 litros, 377 cv e 55,4 mkgf de torque.

O veículo havia sido confiscado em 2017 em uma operação contra o tráfico de drogas e foi liberado à PRF pela Justiça Federal de Umuarama. O esportivo fará a vigilância da fronteira entre Brasil e Paraguai, em Foz do Iguaçu.

Mas essa não foi a primeira vez que veículos de luxo são incorporados a frota policial aqui no Brasil. Você lembra de mais modelos que passaram a vestir farda?

 (PM-SC/Divulgação)

A Polícia Militar de Balneário Camboriú (SC) talvez seja a mais sortuda de todas. No ano passado, a cidade ganhou um Chevrolet Camaro ano 2012, que foi apreendido em 2013 com uma quadrilha.

O Camaro sempre foi comercializado no Brasil na versão SS, com motor V8 de 6,2 litros com 406 cv e 56,7 mkgf.

Porsche Cayenne da PM de Balneário Camboriú

Porsche Cayenne da PM de Balneário Camboriú (Polícia Militar de Santa Catarina/Divulgação)

Neste ano, outros dois veículos chegaram para a frota: um Porsche Cayenne GTS de penúltima geração, e um Mercedes-Benz E 63.

O SUV da Porsche é avaliado em mais de R$ 300 mil e chegou a ir para leilão duas vezes, mas não houve comprador e por isso foi colocado a disposição da PM-SC. Ele utiliza um motor V6 3.6 biturbo de 440 cv e 61,2 mkgf.

Já o E 63 foi destinado à Polícia Militar Rodoviária. Não há imagens ou informações adicionais sobre o ano/modelo.

A manutenção desses dois veículos será de responsabilidade de empresários da cidade. Ambos os modelos pertenciam a um traficante de Goiás, que foi preso em Balneário Camboriú em fevereiro de 2018.

 (Polícia Civil/Divulgação)

Esse não é o único Mercedes usado pela polícia no país. Um CLS 500, ano 2009, blindado, que foi apreendido com um traficante no estado do Rio Grande do Sul, passou a patrulhar com a Polícia Civil as ruas de Porto Alegre. Sob o seu capô está um V8 5.5 turbo com 388 cv e 53 mkgf.

Além dele, outro modelo de luxo foi doado a Polícia Civil,  mas neste caso para a do Rio Grande do Sul. Um Chevrolet Camaro foi pego em uma operação contra uma rede de estelionatários, em Passo Fundo (RS), e começou a ser usado pela corporação em junho deste ano.

 (Polícia Civil de Passo Fundo/Divulgação)

Assim como o exemplar que está a disposição da PM-SC, o esportivo é avaliado em cerca de R$ 130 mil, usa propulsor V8 naturalmente aspirado e teve o uso autorizado pela Justiça.

Ainda no Rio Grande do Sul, mais três veículos de luxo apreendidos foram destinados ao policiamento do estado. Todos eles são BMW e atuarão nas rondas ostensivas dos municípios da região do Vale do Rio dos Sinos.

 (Internet/Reprodução)

As viaturas de luxo ainda não estão regularizadas para circular, mas já vazaram imagens de um X6 XDrive 35i, ano/modelo 2008/2009, caracterizado como Brigada Militar.

O veículo, empurrado por um 6-cilindros em linha de 306 cv e 40,8 mkgf, tem placa original de Estância Velha e foi apreendido em uma ação da Brigada. Depois da apreensão, a Justiça liberou a doação do SUV para a corporação.

Não foram informados os modelos dos outros dois BMW, mas eles serão usados para rondas e ações do Proerd (programa de resistência as drogas da PM).

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s