Na tentativa de driblar a desvalorização de carros elétricos e híbridos usados, a BYD criou um programa de recompra dos seus carros que garante 80% do valor na tabela Fipe por até quatro anos, desde que o carro seja comprado até o final de 2024.
Batizado de Programa de Recompra Garantida, a marca chinesa visa “facilitar e incentivar os clientes a adquirirem um novo veículo da marca, utilizando o carro usado na troca”.
Pelo valor de até 80% da FIPE vigente, os proprietários de todos os modelos da BYD poderão trocar seus carros seminovos a um veículo idêntico ou superior. Uma das condições, porém, é que o valor da nota fiscal do novo carro seja superior ao da nota do carro usado.
Há alguns muitos requisitos para se enquadrar no Programa de Recompra. Carros blindados não estão contemplados, assim como aqueles com mais de 1.000 km percorridos por mês. Ou seja, se o carro foi comprado há 12 meses, ele só pode ter 12.000 km rodados. A validade do programa de recompra é 48 meses, ou seja, quatro anos.
O regulamento da campanha também inclui algumas ressalvas comuns nesse tipo de ação, como condições de não ter acessório ou peça não genuínos, revisões e manutenções feitas apenas nas concessionárias, pintura original e “ausência de dano, rachaduras, rasgos, trincas, manchas, riscos, amassados, ou qualquer outro dano na lataria, vidros, faróis, banco, parte interna, parte externa, rodas e pneus; sem avaria mecânica e em pleno funcionamento”.
Claro que os 80% do valor de tabela dão ao consumidor maior tranquilidade para a troca do seu carro, mas o preço de tabela também contempla uma desvalorização. Mesmo com o pagamento desse valor para a troca, ainda há muita depreciação em jogo.