By Deni: como é o trabalho do restaurador que faz VW melhores que 0 km
Especializado em restaurar modelos Volkswagen dos anos 1980 e 1990, em especial o Gol GTI, tem fila de espera de clientes e reconhecimento da VW do Brasil
Nascido e criado no interior de São Paulo, Denilson de Freitas Santos, de 47 anos, é um apaixonado por carros desde criancinha. Começou sua vida profissional como piloto de testes da Chevrolet no Campo de Provas da Cruz Alta, Indaiatuba (SP), com apenas 20 anos, e hoje tem seu próprio negócio.
Ele conta que, ao volante dos Chevrolet, já rodou mais de 1 milhão de quilômetros quando testava os carros da marca. Mas sua verdadeira paixão são os carros VW.
Seu primeiro VW foi um Passat Pointer 1987, que, tempos depois, foi trocado por um Gol GTS 1993 “vermelho”, como ele gosta de frisar. Em uma oportunidade, Deni conseguiu vender o GTS e comprar o tão sonhado Gol GTI 1993 cinza. O ano era 2005. Esse Gol GTI não estava em perfeito estado e Deni, aos finais de semana, foi restaurando o veículo de acordo com os padrões de fábrica.
Durante um encontro de carros, seu Gol chamou a atenção de colecionadores e entusiastas tamanha a perfeição e originalidade. Amigos começaram a consultar Deni e também a encomendar serviços, que eram realizados na garagem da casa dele, aos finais de semana. Começava a surgir o By Deni Studio, que, em 2013, após um PDV (Plano de Demissão Voluntária) da GM, tomou a forma de negócio.
Junto com sua esposa, Marli, que é quem cuida de toda a parte financeira e administrativa, hoje a empresa conta com 20 funcionários. Até agora, mais de 150 carros foram restaurados na oficina, que mais parece uma linha de montagem industrial. Uma restauração demora 12 meses na By Deni Studio, que segue à risca todos os padrões de fábrica. Seus carros saem tão perfeitos que a própria VW do Brasil expôs um Gol GTI restaurado por Deni no Salão do Automóvel de 2018.
São 2.000 m2 e cerca de 48 restaurações em andamento, com uma organização exemplar, chão limpo e uma equipe de profissionais capacitados, que segue precisamente o passo a passo orquestrado por Deni, que também arregaça as mangas.
Todos os componentes do carro são revisados e refeitos do zero ou trocados por novos. Isso inclui porcas, arruelas e parafusos, componentes que estão escondidos, como a capela da caixa de câmbio, mas que recebem a mesma atenção de uma roda, que é restaurada em quatro etapas, desde jateamento, pintura, acabamento diamantado e verniz de proteção.
Motores são refeitos e podem ter preparação moderada, uma receita simples que eleva a performance do automóvel sem necessidade de alterações profundas em sua mecânica.
Projetos mais audaciosos Deni não faz, mas atende seus clientes que levam a mecânica pronta, feita em outra oficina para Deni montar. Nesse caso, o carro não recebe a assinatura de restauração original By Studio Deni. Todos os carros restaurados por Deni recebem sua assinatura pessoal e uma plaqueta de identificação localizada no interior da tampa do porta-luvas.
O mercado dos VW antigos reconhece a qualidade dos automóveis produzidos por Deni, os quais são mais valorizados, conseguindo valores bem acima do mercado, chegando a custar o dobro de um veículo similar, restaurado com menos cuidado.
A fila de espera para restaurar um carro nas oficinas do Deni é longa. Projetos novos que estavam sendo pedidos no dia de nossa visita só irão entrar na oficina a partir de agosto de 2025. O Gol quadrado, em especial versões esportivas como GT, GTS e GTI, é a especialidade da casa, mas as Saveiro também marcam presença.
Deni atende pedidos de clientes fiéis e vez por outra restaura clássicos nacionais de outras marcas como o Chevrolet Opala, por exemplo. “De tempos em tempos, pegamos um carro diferente para mudar um pouco o cotidiano da equipe”, comenta Deni, que atualmente está produzindo um Opala “estilo Chip Foose”.
Apesar da longa fila de espera, Deni não quer crescer mais sua operação de restauração, para garantir a exclusividade e qualidade de fabricação. Porém, está aos poucos diversificando suas atividades. Uma dessas iniciativas é a série de peças que Deni tem desenvolvido junto aos fabricantes que está sendo lançada sob sua chancela.
“O mercado é complicado. Tem muita peça de baixa qualidade e pior do que isso é a pasteurização das peças”, afirma Deni, explicando que isso é um tipo de universalização das peças. “Há diferenças entre uma mola de Gol GTI e de um Gol CL, mas o mercado dificilmente se atenta a essa especificidade, vendendo apenas como molas de Gol ano tal.”
Os novos componentes serão lançados aos poucos, para que todos tenham acesso a produtos com a qualidade By Deni Studio, sobrenome nobre para os VW antigos.