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Brasil terá primeira estação de hidrogênio a base de etanol do mundo

Projeto é uma parceria da Shell com outras empresas, entre elas a Toyota, que forneceu um Mirai para os estudos da Universidade de São Paulo

Por João Vitor Ferreira
10 ago 2023, 20h16
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  • A eletrificação é o futuro, mas não é a única saída. Esse argumento é muito defendido pela Toyota, por exemplo, que estuda e incentiva a criação e aperfeiçoamento de outras matrizes energéticas, como os carros movidos a hidrogênio.

    O fruto dessa mentalidade da Toyota nós já conhecemos: o Mirai, primeiro carro com célula de combustível a hidrogênio comercializado no mundo.

    Porém o hidrogênio está longe de ser uma unanimidade no mundo, principalmente por conta do seu alto custo de armazenamento e transporte. Mas uma tecnologia brasileira pode mudar isso.

    A Shell Brasil, em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Hytron, Raízen e o Senai CETIQT deram o pontapé inicial para a construção da primeira estação experimental de abastecimento de hidrogênio renovável do mundo a partir do etanol. Carinhosamente, esse hidrogênio está sendo chamado de “hidrogênio verde e amarelo”

    Para a realização do projeto, a Shell entrou com investimento de R$ 50 milhões. Já a Raízen irá ceder o etanol necessário para a produção do hidrogênio.

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    Mirai USP
    O Mirai foi cedido pela Toyota para testar o hidrogênio ‘verde e amarelo’ que será produzido na primeira estação de abastecimento de hidrogênio feito a partir do etanol (João Vitor Ferreira/Quatro Rodas)

    Entre todos os componentes da estação, a Hytron fornecerá o principal: o reformador a vapor de etanol. Através de um processo chamado químico chamado “reforma a vapor”, o etanol é submetido a temperatura e pressão específicas, reagindo com a água dentro do reator, convertendo assim o combustível em hidrogênio.

    “Nossa estimativa no momento é de que o custo da produção de hidrogênio a partir de etanol é comparável ao custo do hidrogênio de reforma do gás natural no contexto brasileiro. Já as emissões são comparáveis ao processo que realiza a eletrólise da água alimentada com energia elétrica proveniente de fonte eólica”, afirma Julio Meneghini, diretor científico do RCGI (Research Centre for Greenhouse Gas Innovation) da USP.

    Brasil terá primeira estação de hidrogênio a base de etanol do mundo
    (João Vitor Ferreira/Quatro Rodas)
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    O etanol chega para ser uma solução mais barata. A ideia é que, através da popularização das estações de reforma, o combustível feito a base de cana-de-açúcar possa ser transportado para diferentes lugares e países, usando uma infraestrutura já existente e menos custosa.

    De acordo com a Shell, atualmente, os caminhões tanque são capazes de transportar 45 mil litros de etanol, que podem ser usados para produzir até 6.000 kg de etanol. Esses mesmos veículos, se fossem usados para transportar o hidrogênio comprimido, poderiam levar uma carga de somente 1.500 kg, ou seja, quatro vezes menos.

    onibus hidrogenio usp
    Além do Mirai, outros dois ônibus cedidos pela EMTU também serão usados nos testes e rodarão na Cidade Universitária (João Vitor Ferreira/Quatro Rodas)

    Além de mais viável financeiramente, o hidrogênio derivado do etanol também é uma alternativa mais ecológica, já que trata-se de um combustível de origem renovável. Na Europa e no resto do mundo, grande parte do H2 é obtido do gás natural, um derivado do petróleo, que libera uma grande quantidade de CO2 na atmosfera durante o processo.

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    onibus hidrogenio usp
    (João Vitor Ferreira/Quatro Rodas)

    A previsão é de que a estação de hidrogênio esteja operando a partir do segundo semestre de 2024. Para realizar os testes, a Toyota está cedendo à Universidade de São Paulo um Mirai, movido por célula de combustível capaz de usar hidrogênio e o ar atmosférico para gerar energia elétrica para alimentar o motor de 182 cv do sedã. Como resultado desse processo chamado eletrólise, há somente a liberação de água em forma de vapor.

    Além do Mirai, haverão outros dois ônibus, também movidos a células de combustível, cedidos pela EMTU. Todos os veículos rodarão exclusivamente dentro do campus da Cidade Universitária, na zona oeste de São Paulo.

    onibus hidrogenio usp
    (João Vitor Ferreira/Quatro Rodas)
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    “O Brasil é um país com forte vocação para biocombustíveis. Entendemos o hidrogênio como uma fonte de energia limpa e renovável, que tem um papel importante nos esforços para reduzir as emissões de CO2. A parceria neste projeto é o primeiro passo da empresa para testar o uso dessa nova tecnologia no país. Temos interesse e disposição para trabalhar em conjunto com o governo do Estado para viabilização do transporte sustentável com uso do hidrogênio renovável a partir do etanol” destaca Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

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