Parece que todos os carros têm as mesmas cores – ou a falta delas? Não é só impressão: 81% de tudo que foi produzido neste ano foi pintado de branco, preto ou cinza, de acordo com o 68º Relatório de Popularidade Global de Cores Automotivas.
Segundo o estudo da Axalta, líder global no fornecimento de revestimentos líquidos e em pó, a cor branca continua à frente na preferência do consumidor, com 38% dos veículos. Mas o cinza se destacou com a maior participação em dez anos, 15%.
Enquanto o prata continua diminuindo a participação, com apenas 9%, o preto (vice-líder na colocação geral, com 19%) se manteve estável e com favoritismo entre carros de luxo. Como tendência, surgem os tons de verde-azulado e verde-amarelado.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90
Esse levantamento é baseado nos dados de todos os países nos quais os automóveis são produzidos. E, de acordo com a Axalta, fornece informações detalhadas para permitir que fabricantes observem padrões e direcionamentos de todos os mercados.
Para os próximos anos, a empresa – que realiza esse estudo desde 1953 – indica que deve aumentar ainda mais o uso de cinza, principalmente com as variações que “deem vida” a esse tom, como é o caso dos efeitos com flocos finos e flocos coloridos.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.