PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

BMW, Volvo e Kia são as vencedoras do Car Design Awards 2024

BMW ganha como carro conceito, a Volvo como carro de produção com o EX30 e a Kia como identidade visual da marca. QUATRO RODAS faz parte do júri.

Por Lucas Parente
28 abr 2024, 19h00
BMW quer, em dois anos, viajar no tempo
 (Divulgação/BMW)
Continua após publicidade

Foram divulgados os vencedores do Car Design Award 2024 e nós, de QUATRO RODAS, fomos convidados para fazer parte do júri de votação.

Apenas os portais automotivos mais relevantes de todo o mundo foram convidados para o júri e, no nosso caso, quem participou da votação foi o editor-chefe, Paulo Campo Grande.

Essa premiação ocorre desde 1984, quando foi fundada pela revista italiana Auto & Design e é definida pelos próprios organizadores como “Oscar do mundo do design de automóveis”.

O Car Design Award possui três categorias: “Carros Conceito”, “Carros de Produção” e “Identidade Visual da Marca”, sendo esta última categoria um prêmio atribuído para a empresa com destaque pela consistência e pluralidade de sua linguagem de marca na gama de produtos. Agora, vamos aos vencedores da premiação de 2024.

Carros Conceito: BMW Vision Neue Klasse

BMW Neue Klasse
BMW Neue Klasse (Divulgação/BMW)

O sedã com design altamente futurista foi revelado pela empresa alemã no ano passado. O modelo é simples em sua carroceria, com poucos vincos. Porém, apesar de ter um design “simples”, é ainda estranho aos nossos olhos observar um visual tão diferente do habitual.

Continua após a publicidade

Além do visual, o sedã vai muito além por conta de sua tecnologia de baterias e recarga. Segundo a BMW, o Neue Klasse poderá rodar até 936 km com apenas umas carga e ter uma recarga superrápida.

Parece mentira, mas a BMW garante que, em apenas dois anos, terá carros como esse
(Divulgação/BMW)

Por mais que pareça difícil, a marca alemã afirma que a partir de 2025 já passaremos a ver carros como o BMW Vision Neue Klasse nas ruas.

Continua após a publicidade

Motivações do júri para a escolha do conceito da BMW: “Nunca é fácil reinventar a linguagem de design de uma marca, no entanto o BMW Vision Neue Klasse faz exatamente isso sendo totalmente moderno, mantendo ao mesmo tempo os traços de estilo inconfundíveis que constituem o patrimônio da marca. No design cada vez mais homogêneo dos veículos eléctricos, uma homenagem ao passado e uma visão para o futuro.”

Em segundo e terceiro lugar ficaram os carros conceito Mazda Iconic SP e o Mercedes Vision One-Eleven, respectivamente.

Carros de Produção: Volvo EX30

Volvo EX30
Volvo EX30 (Divulgação/Volvo)

O SUV elétrico compacto da Volvo chegou com visual um pouco mais futurista, mas de uma forma que atraiu o público.

Continua após a publicidade

O projeto foi muito bem pensado ela empresa sueca, que preencheu uma lacuna ainda não explorada pela marca.

Além do visual interessante, o SUV se tornou muito atraente por sua faixa de preço e se mostrou competitivo frente aos carros elétricos chineses baratos que invadiram diversos mercados internacionais. No Brasil, por exemplo, sua versão de entrada chegou por R$ 219.950, custando menos que um Jeep Compass a gasolina, mas com a grife de um Volvo e potência de 272 cv.

Volvo EX30
(Divulgação/Volvo)

Motivações do júri para a escolha do Volvo EX30: “O pequeno SUV é verdadeiramente bonito. O exterior do EX30 é perfeitamente executado e o interior muito espaçoso. Um pequeno SUV com um forte sentido de luxo, apresentando uma linguagem de design típica da Volvo, simples, amigo do ambiente, prático, mas também capaz de trazer uma sensação refrescante com a seu design escandinavo distinto, mas sem precedentes.”

Continua após a publicidade

Em segundo e terceiro lugar ficaram o Alfa Romeo 33 Stradale e o Lamborghini Revuelto, respectivamente.

Compartilhe essa matéria via:

Identidade Visual da Marca: Kia

2024-KIA-SELTOS-9
(Divulgação/Kia)

A nova identidade visual da Kia agradou aos olhos de grande parte do público, com um tom mais atual e modelos mais bonitos.

Continua após a publicidade

A empresa passou por uma grande reforma, alterando praticamente tudo, mas com grandes acertos durante esse processo.

Kia EV9
Kia EV9 (Divulgação/Kia)

Motivações do júri para a escolha da Kia: “Com a sua filosofia Opposite United, o design da Kia adotou uma abordagem não-conformista com o objetivo de induzir mudanças, sem medo de correr riscos. Inesperados à primeira vista, novos modelos da Kia travam o molde com parâmetros estéticos estabelecidos há muito tempo para introduzir um estilo totalmente novo e moderno linguagem formal. Uma inovação implacável para estabelecer uma nova identidade.”

Em segundo e terceiro lugar ficaram a Toyota e a BMW, respectivamente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.