BMW também é acusada de alterar emissões de carro a diesel; empresa nega

Unidade do X3 teria produzido 11 vezes mais poluentes do que o permitido em teste

geral geral

geral (/)

A semana segue turbulenta para as grandes montadoras alemãs. Nesta quinta-feira, o periódico Auto Bild publicou uma reportagem em que afirma que a BMW também fraudou as emissões de carros com motores movidos a diesel – ou, mais precisamente, de uma unidade do X3 xDrive 20d testada pelo International Council on Clean Transportation (ICCT). O modelo em questão teria produzido 11 vezes mais poluentes durante o teste do que o limite máximo pressuposto pela legislação europeia.

Em resposta à polêmica, o grupo BMW divulgou um comunicado em que nega categoricamente a manipulação ou a trapaça em testes de emissão. A montadora afirma observar os requerimentos legais em cada país e descartou ter instalado um software que varia a emissão em situações de teste ou em situações de trânsito rotineiras.

Apesar da rápida resposta da BMW, o mercado global não parece ter reagido bem à notícia do Auto Bild. Na Europa, as ações da companhia caíram 9,7% ao fim da manhã desta quinta-feira, a maior porcentagem nos últimos nove anos.

ATUALIZAÇÃO

O Auto Bild acaba de divulgar uma retratação em que afirma que não há evidências de manipulação por parte da BMW. Segundo a publicação alemã, os valores de emissão divulgados pelo ICCT foram obtidos em um único teste com uma hora de duração, e o Auto Bild não teve acesso aos detalhes da avaliação. O jornal afima que não teve a intenção de acusar a BMW de manipulação, e que sua reportagem foi interpretada errôneamente.

VEJA MAIS– VW admite que 11 milhões de carros podem ter controle de emissões adulterado– Relembre cinco grandes escândalos da indústria automotiva

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s