Uma das criações mais exóticas da BMW no final dos anos 1990, o Z3 M Coupé era uma versão do roadster Z3 com um estranho teto rígido e o seis-cilindros 3.2 aspirado de 321 cv do BMW M3 da época para garantir um bom desempenho. Agora a BMW parece estar empenhada em recriar o esportivo usando o Z4 como base.
Se ainda há quem ache esse tipo de carro feio, a BMW está lançando um conceito que vai fazer os mais exigentes, pelo menos, reconsiderarem suas opiniões. O BMW Concept Touring Coupé é, mais precisamente, um shooting brake, uma mistura de cupê com perua. Por isso em seu nome leva a nomenclatura Touring e Coupé.
Sob o capô, o conceito carrega um tradicional seis cilindros da BMW, sem números especificados, mas com “características de desempenho e refinamento que confirmam seu status como um símbolo de puro prazer de dirigir”, como descreveu a marca. Estão nos deixando sonhar com o motor do M3, de novo!
Mas o principal atrativo do Concept Touring Coupé está no seu estilo. A inspiração, não só para o nome, mas também para suas proporções, vieram do BMW 328 Touring Coupé que ganhou a corrida de resistência Mille Miglia, em 1940. Há também traços dos Série 2 Touring da década de 1970, destacados na traseira e na cabine.
Um fato é que as linhas do teto que modifica as linhas do roadster Z4 são muito mais harmônicas do que as do Z3 M Coupé de 1998.
No design, chamam atenção os ombros acentuados e a traseira elegante, esculpida a mão, como descreveu a BMW. O porta-malas, espaçoso já que não há segunda fileira, é marcado por um vinco central. As luzes traseiras são finas em formas de L, que reforçam o design retilíneo da quase-perua. Há também duas grandes saídas de escape, que reforçam a identidade esportiva do conceito.
–
A dianteira é mais simples, com muito do Z4 de produção. O destaque vai pelo grande capô, com alguns vincos para dar um ar mais musculoso. A grade dupla é pequena, semelhante ao do Série 2 Coupé atual, enquanto os faróis são um pouco mais arredondados. As rodas têm desenho de 20 raios e são de 20’’ na frente e 21’’ na atrás.
–
Enquanto por fora o Concept Touring Coupé é mais esportivo, o interior preza pelo luxo e elegância. Todo o acabamento é artesanal e feito em couro pela oficina italiana Poltrona Frau. Ele é feito em duas cores: uma tonalidade mais clara de cinza, enquanto a parte inferior é marrom. Para combinar, há ainda um conjunto de malas, feitas com o mesmo tipo de couro, mas pela tradicional oficina de couro Schedoni, em Modena, na Itália.
Construído em versão única, o BMW Concept Touring Coupé está sendo apresentado oficialmente no Concorso d’Eleganza Villa d’Este 2023, na Itália, neste fim de semana.
O evento, organizado pelo próprio Grupo BMW, reúne carros clássicos do mundo todo e o conceito é um forma de releitura dos clássicos do passado com uma pegada mais atual e moderna.