A Bentley, enfim, confirmou a produção de seu primeiro utilitário esportivo para 2016. Ao contrário dos boatos que indicavam sua produção na Bratislava, Eslováquia (na mesma linha de montagem do VW Touareg), o SUV será fabricado na planta de Crewe.
Para ajudar no desenvolvimento deste projeto (e de outros futuros lançamentos da marca), serão investidos 800 milhões de libras esterlinas. O SUV será o quarto produto da Bentley fabricado em Crewe e criará mais de mil empregos no Reino Unido.
Curiosamente, a Bentley não faz menção alguma ao controverso EXP 9 F Concept (foto), apresentado no último Salão de Genebra como futuro SUV da marca inglesa. No comunicado liberado à imprensa, a marca diz apenas que o novo modelo “terá estilo completamente diferente de qualquer outro SUV atual e seguirá as origens do DNA da Bentley”. O otimismo é tamanho que a marca já o define como “o SUV mais luxuoso e potente do mercado”.
O EXP 9 SUV foi bastante criticado durante o evento de Genebra, realizado no ano passado. Até os fãs da marca reprovaram o design do carro-conceito, levando a própria Bentley a admitir que poderia fazer mudanças no veículo antes de produzi-lo em série. Pelo visto a marca resolveu é engavetar o projeto.