Ter o título de mais barato do mundo nem sempre significa algo bom. Basta ver a história do Tata Nano, lançado há mais de dez anos custando só 2.500 dólares. Era o carro mais barato do mundo, mas foi um fracasso em vendas e acabou saindo de linha.
Agora, quem surge é a picape média mais barata do mundo, que pode até se tornar um sucesso.
A Beijing Auto Works, mais conhecida como BAW, iniciou a fabricação da BAW Calorie, uma picape com cabine dupla que custará a partir de 8.270 dólares. Em conversão direta R$ 43.580. É barata o suficiente se tornar o carro mais barato do Brasil e, pensando bem, mesmo com todos os impostos ela continuaria barata.
O que ela tem e o que não tem?
A BAW Calorie tem 5,28 metros de comprimento e 1,90 m de largura, medidas semelhantes às de uma Toyota Hilux. Já a versão estendida chega a 5,52 metros de tamanho e a caçamba passa de 1,59 metro pra 1,84 metro.
Para se adequar à proposta econômica o motor é um 2.0 aspirado à gasolina, que entrega 144 cv e 20,39 kgfm. Todas as picapes médias vendidas no Brasil têm motor turbodiesel com potência média de 200 cv.
–A redução de custos na produção também está presente na escolha do câmbio. Nada de caixa automática com seis ou sete marchas. O câmbio é manual de cinco marchas e a tração é traseira. A tração 4×4 não está disponível em nenhuma das versões.
´Pelo menos a cabine aparenta ter alguma sofisticação graças às duas telas de 10,25”, sendo uma para o quadro de instrumentos e outra para central multimídia.
O assento do banco traseiro pode ser rebatido e permite acomodar carga dentro da cabine, no assoalho.
O pacote de equipamentos é básico como esperado e inclui airbags duplos, direção hidráulica, câmera de ré e monitoramento da pressão dos pneus.
Os quase 8.300 dólares representam um valor baixo inclusive no mercado chinês. Atualmente picapes médias partem de US$ 14.000. A produção da Calorie começou agora em novembro e a expectativa é que as primeiras unidades cheguem ao mercado ainda esse ano.