Faz três anos que a Tesla Cybertruck foi apresentada e até hoje sua versão de produção não foi mostrada ao público. Em vez de mostrar algo mais concreto sobre sua picape elétrica, nesta semana o CEO da Tesla, Elon Musk, fez uma postagem no Twitter prometendo ainda mais para sua picape: ela poderia funcionar como barco.
Na publicação, Musk afirmou que “a Cybertruck será à prova d’água o suficiente para servir brevemente como um barco, para que possa atravessar rios, lagos e até mares que não sejam muito agitados.”
Needs be able to get from Starbase to South Padre Island, which requires crossing the channel
— Elon Musk (@elonmusk) September 29, 2022
Além de ser à prova d’água, o CEO também disse que o veículo precisa andar nas águas para que possa “ir da Starbase para a South Padre Island, o que requer atravessar o canal”.
Essa não foi a primeira vez que o empresário falou sobre isso. Segundo reportagem da Fox News de 2020, Musk teria afirmado que a Cybertruck “pode flutuar por um tempo”. Entretanto, qualquer veículo que tenha seu fundo fechado e bom isolamento consegue flutuar também.
Mas não para por aí
Também pelo Twitter, o usuário @Superfast disse que trabalhou na Tesla e acredita que, com essa afirmação de Elon, é a primeira vez que os engenheiros de projeto estão sabendo disso.
Having worked at Tesla, I can say with some confidence that the design engineers are hearing about this requirement for the first time here. pic.twitter.com/SFKgSPkoYS
— Superfast Matt (@Superfast) September 29, 2022
Mesmo assim, em respostas nos comentários, o ex-funcionário disse que é possível sim o veículo flutuar na água, porém deve aumentar o valor, que era de US$ 39,900 (cerca de R$ ) e pode limitar a usabilidade em outras áreas.
Possible, but it will almost certainly add cost and limit usability in other areas.
— Superfast Matt (@Superfast) September 29, 2022
Ainda não existe nenhuma confirmação definitiva sobre isso, nem de como vai funcionar. Porém, pode acabar aparecendo em algum outra versão da Cybertruck futuramente. Primeiro, é melhor se preocupar em lançar a picape elétrica.