Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Avião elétrico pode reduzir o preço da passagem pela metade

Tecnologia ainda é rara no segmento da aviação e possui limitações extras

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 22 jul 2019, 15h06 - Publicado em 24 jun 2019, 17h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Eviation Alice
    Os três motores são virados para trás, ao contrário do que é mais comum no mercado (Eviation/Divulgação)

    A propulsão elétrica começa a se popularizar entre os automóveis, mas ainda é raridade nas aeronaves. Pudera: pior que ficar sem bateria em uma estrada, é ficar sem carga a 10 mil pés de altitude.

    Outro problema é o peso elevado do conjunto de baterias, algo crítico em aviões onde cada grama importa. Por isso a Alice, primeira aeronave comercial elétrica do mundo, tem porte pequeno e autonomia limitada.

    Eviation Alice
    A Alice está sendo desenvolvido pela israelense Eviation (Eviation/Divulgação)

    O avião desenvolvido pela empresa israelense Eviation tem alcance de 1.040 km. O aparelho tem três motores elétricos que giram hélices que ficam de costas, conceito chamado de “pusher”, pois nele os propulsores empurram a aeronave, em vez de puxá-la.

    Eviation Alice
    Os estabilizadores horizontais são inclinados (Eviation/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    A altitude de cruzeiro da Alice é de 10 mil pés, mas ela é capaz de chegar a uma altura três vezes maior. Sua velocidade operacional é de 480 km/h, podendo chegar a 630 km/h de velocidade máxima.

    De acordo com a Eviation, os três motores de 353 cv cada têm ligações elétricas e baterias independentes, possibilitando desligar um ou mais propulsores em caso de emergência sem afetar o restante.

    Eviation Alice
    A aeronave pode levar até nove passageiros e dois tripulantes (Eviation/Divulgação)

    Seu peso máximo de decolagem (MTOW) é de 6,35 toneladas, um valor baixo para uma aeronave comercial. Como referência o Embraer 170, menor avião da linha E-Jet, tem MTOW de quase 36 toneladas.

    Continua após a publicidade

    A Alice pode levar até 9 passageiros (mais dois tripulantes) e tem visual incomum, com dois estabilizadores horizontais inclinados que também faz as vezes de leme.

    Eviation Alice
    A primeira aparição pública de Alice ocorreu na última semana, em Paris (Eviation/Divulgação)

    A Eviation defende que a maior vantagem da aeronave é o gasto com combustível, que é o maior peso no custo de voo de um aeronave comercial.

    Eviation Alice
    Os três motores da Alice têm a mesma potência (Eviation/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Roei Ganzarski, diretor da magniX, empresa fornecedora dos motores, afirmou à imprensa na feira de aviação Paris Air Show que a Alice teria um custo de 30 a 45 reais por voo, enquanto um Cessna Caravan, de porte similar, gastaria R$ 1.500 em querosene de aviação — uma diferença de 97%.

    Eviation Alice
    O foco da aeronave é voos regionais e táxi aéreo (Eviation/Divulgação)

    E, ao menos por enquanto, a aeronave está com futuro garantido. A companhia aérea Cape Air, que opera voos regionais nos Estados Unidos, teria feito uma encomenda de “dois dígitos” de unidades da Alice.

    Eviation Alice
    A Alice ainda está passando pelos processos de certificação de voo (Eviation/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Além da Eviation, outras empresas já desenvolvem soluções elétricas e híbridas para os aviões. Entre elas estão as gigantes Rolls-Royce, Airbus e até a Boeing Brasil – Commercial (antiga Embraer).

    O uso da eletricidade terá potencial ampliado nos próximos anos, pois alguns países estudam cobrar das companhias aéreas compensações ambientais pela emissões de poluentes de seus aviões. A energia elétrica, no entanto, tem viabilidade limitada a voos de curta ou média distância, e não é aplicável para rotas transcontinentais.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.