Avaliações do Latin NCAP serão mais rigorosas a partir de 2016
Controle de estabilidade será requisito para obtenção de cinco estrelas
O Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) anunciou nesta quinta-feira (27) seu novo protocolo para testes de segurança veicular. Ele será adotado a partir de 1º de janeiro de 2016 e será mais rigoroso, premiando aqueles modelos mais completos em termos de itens de segurança.
A partir do próximo ano, o controle eletrônico de estabilidade (ESP) será um requisito para que sejam concedidas as maiores notas ao veículo testado, de quatro e cinco estrelas – o protocolo atual não prevê esta necessidade. Além da presença do dispositivo, o carro terá de superar três testes de colisão, cada qual com um foco.
Para a avaliação de proteção infantil, o teste de comportamento dinâmico abrangerá o impacto “overlap” (frontal, com 40% da largura do carro atingindo o obstáculo), a 64 km/h, e o impacto lateral, no qual o modelo será atingido por uma estrutura que simula um carro de verdade, movimentando-se a 50 km/h. Também serão avaliados o sistema de transporte infantil (fixação de cadeirinhas e bebê-conforto) e o nível de equipamentos de segurança para passageiros (airbags, alerta de afivelamento de cintos de segurança, etc).
No caso da avaliação de proteção de adultos, os testes de impacto overlap e de impacto lateral também serão utilizados. A diferença é a presença de um teste de poste, com impacto lateral a 30 km/h que empurrará o veículo avaliado contra um obstáculo de 2,54 metros de comprimento.
Com essas mudanças, a partir do próximo ano, uma avaliação cinco estrelas demandará as seguintes condições: que o veículo tenha obtido ao menos 27 dos 32 pontos possíveis nos testes, controle eletrônico de estabilidade e aprovação no teste de poste. Além disso, tecnologias mais avançadas, como sistema de proteção a pedestre e frenagem automática de emergência, serão premiadas à parte. Vale mencionar que, pela nova metodologia, modelos que já foram testados e receberam cinco estrelas, como o Volkswagen Up!, perderiam tal status (não conta com ESP).
Para a realização e a conclusão satisfatórias dos testes, o Latin NCAP estima que sejam necessários entre 300 e 350 mil euros. A entidade também destacou que, nos próximos anos, a região latino-americana estará num patamar de segurança bem próximo ao da Europa, com a obrigatoriedade da adoção do controle de estabilidade para todos os carros 0km na Argentina e, possivelmente, no Brasil a partir de 2018.