Os problemas com os pneus Pirelli Scorpion verde all season aros 16, 17 e 18 que equipam o Jeep Compass e a Fiat Toro são motivo de reclamações, como relata o consultor de gestão Pedro Lima Júnior, de Nova Lima (MG), dono de um Compass Longitude diesel 2017:
“Ao comprar o carro, notei que os pneus faziam muito barulho, reclamei na concessionária e eles trocaram um dos pneus em garantia”, diz Pedro.
A Black Friday já começou na Quatro Rodas! Clique aqui e assine por apenas R$ 5,90
Pior que o ruído são os problemas de delaminação, fato relatado pelo aposentado Salvador Pereira Júnior, de Vilhena (RO), dono de um Compass Limited diesel 2019. “Com menos de 10.000 km, os pneus ‘escamaram’”, explica. “Na revenda Pirelli, disseram que o pneu não é o adequado para o carro e me recomendaram não usar os compostos em estradas de terra e nem em asfalto ruim”, conta. “Por fim, consegui trocar os dois pneus dianteiros por outros do mesmo modelo”, afirma Salvador.
A prática de colocar em dúvida como o proprietário usa os pneus é comum, como relata a dona de casa Marisangela Migliorini, de Vinhedo (SP), dona de uma Toro Volcano diesel 2019.
“Rodando apenas em compromissos diários, com 30.000 quilômetros rodados os pneus estavam se desfazendo. Ao procurar uma revenda Pirelli, informaram que utilizo os pneus de forma inadequada”, conta Marisangela.
Ao trocar os pneus por outros da mesma marca, o problema se repete, como relata o corretor de imóveis Lauriston Campos, de Ribeirão Preto (SP), dono de uma Toro Ranch diesel 2019.
“Troquei os pneus com 3.500 quilômetros depois de escamarem. Após 500 quilômetros, os pneus novos começaram a soltar pedaços. Na loja me disseram ser característica dos compostos”, lembra Lauriston.
A FCA diz que pneus são itens sujeitos a desgaste natural, que varia de acordo com o uso e a manutenção. A empresa afirma que identificou que não há relação entre os casos citados, pois são carros, modelos e versões distintas, inclusive com pneus de medidas diferentes. Mas diz que está em contato com os fabricantes dos pneus para, em conjunto, apurar as negativas de substituição sem custos e, se entender necessário, realizar nova análise e atendimento ao consumidor.
A Pirelli, por sua vez, informou que contatou os proprietários e não identificou nenhum problema de fabricação. A fabricante afirma que o Scorpion Verde All Season está no mercado há nove anos e passou pelos testes mais rigorosos da indústria, garantindo, assim, a melhor performance e os mais altos padrões de segurança.
Por fim, a Pirelli informa que uma eventual alteração na aparência dos pneus avaliados não interfere em questões de segurança do veículo e dos seus ocupantes.
O Povo Reclama
“Faço o rodízio, mantenho os pneus calibrados e utilizo nas ruas em bom estado, porém a banda de rodagem está acabando.”
-Roberto Habermann, comerciante, Ribeirão Preto (SP), dono de Toro Freedom flex 2018
“Começaram a soltar pedaços e a concessionária me ofereceu pneus novos, mesmo
meu carro estando fora da garantia.”
-Vinícius Iwamoto, servidor público. Araguaína (TO), dono de Compass Longitude flex 2017
“Os quatro pneus do meu Compass rasgaram, em situações normais de uso.”
-Ricardo Blanco, procurador, Caxias do Sul (RS), dono de Compass flex 2017
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.