Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Australianos transformam Toyota Hilux em máquina de guerra com tração 6X6

Hilux 6X6 criada pela Supacat se diferencia de outros projetos por ser um veículo realmente pronto pra guerra e bem barato de se manter

Por João Vitor Ferreira
20 out 2024, 11h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Há empresas especializadas em transformar veículos 4×4 em 6×6, nem sempre com um objetivo útil. Na verdade, na maioria das vezes fazem isso para chamar a atenção com essa extravagância. Mas não foi por isso que os australianos da Supacat transformaram uma Toyota Hilux de cabine dupla comum em um veículo 6×6.

    Este é um verdadeiro veículo militar criado com o objetivo de enfrentar qualquer obstáculo. Daí vem a opção pela adição de um terceiro eixo, que ajuda a distribuir melhor o peso, combinado com pneus todo-o-terreno. E a escolha por uma Hilux tem seus motivos: a picape da Toyota é tão conhecida pela sua robustez que  até mesmo o lado inimigo conhece e utiliza essas capacidades da Hilux.

    “Acreditamos que o MUV será favorecido pelas forças regionais que buscam maximizar a capacidade e, ao mesmo tempo, ser capaz de apoiar o produto localmente a partir dos recursos e infraestrutura existentes”, disse Matt Grech, diretor de negócios futuros da Supacat.

    O foco dessa personalização é criar um MUV (veículo utilitário médio, em tradução literal)capaz de enfrentar obstáculos no front. Não estamos falando apenas de terra firme, já que com a ajuda de um snorkel a picape fica apta até para missões costeiras ou fluviais.

    Toyota Hilux Militar 6X6
    Terceiro eixo proporcionou uma caçamba maior e capaz de carregar todo o tipo de equipamento militar (Supacat/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Como fica fácil de notar, o eixo extra também garantiu uma caçamba alongada. Isso significa mais espaço para colocar qualquer tipo de equipamento militar, incluindo uma metralhadora. Fora isso, há diversos nichos para organização e ainda sobra um corredor vazio no meio.

    Compartilhe essa matéria via:

    Há outros itens como luzes extras de LED no teto — já que os faróis são halógenos — antena para GPS, protetor de grade, gancho para reboque, degraus de metal e, claro, uma pintura camuflada ao melhor estilo militar.

    Continua após a publicidade

    Já a motorização é a padrão da Hilux: motor 2.8 turbodiesel, mas que ganha uma preparação especial para ir além dos de 201 cv e 51 kgfm. Porém, a Supacat não informou todos os dados técnicos. Melhorias existem, já que ela é capaz de rebocar até 3 toneladas e seu peso bruto total pode chegar às 6,5 toneladas.

    Toyota Hilux Militar 6X6
    (Supacat/Divulgação)

    Existe um motivo por manter o motor original da Hilux. Usando um propulsor civil, os custos de manutenção são mais baratos, além de ser mais fácil conseguir peças de reposição, facilitando e muito a sua manutenção.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.