Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Audi deixa WEC e provas de endurance no fim de 2016

Maior vencedora de Le Mans nas últimas duas décadas, marca concentrará esforços na Fórmula E

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 23 nov 2016, 21h54 - Publicado em 26 out 2016, 17h23
Audi R18 1
Fabricante de Ingolstadt conquistou 13 vitórias nas 24h de Le Mans ()

O Campeonato Mundial de Endurance (WEC) perderá uma de suas principais montadoras a partir de 2017. A Audi anunciou nesta quarta-feira, 26 de outubro, que abandonará a categoria ao final da atual temporada. Nas últimas semanas, a imprensa europeia vinha especulando sobre a saída da marca da WEC, mas apenas no fim de 2017.

Durante os 18 anos em que participou das provas de longa duração, a Audi conquistou 13 vitórias nas 24 Horas de Le Mans, a mais difícil e badalada corrida de resistência do automobilismo mundial.  Juntamente com a equipe Joest Racing, a marca das quatro argolas consagrou Tom Kristensen como o maior vencedor de Le Mans, com nove vitórias – sendo seis delas consecutivas. Neste período, a marca também conquistou dois títulos de Construtores do Mundial de Endurance e nove títulos consecutivos da American Le Mans Series, principal categoria da América do Norte.

Audi-R18-3
R18 e-tron em ação nas 6h de São Paulo de 2014 ()

“Após tanto tempo disputando corridas de protótipos, obviamente é extremamente difícil sair. A Audi Sport Team Joest marcou época durante seu período no WEC como nenhuma outra equipe. Gostaria de expressar meus agradecimentos à nossa equipe, a Reinhold Joest e a este time, aos pilotos, parceiros e patrocinadores por essa cooperação extremamente bem-sucedida. Foram grandes tempos”, afirmou o diretor-esportivo da Audi, Wolfgang Ullrich, diante de 300 funcionários do departamento de esportes a motor da marca.

O CEO da Audi, Rupert Stadler, afirmou que a decisão de voltar os esforços para a Fórmula E visa manter a empresa competitiva no mundo do automobilismo. A permanência na DTM, categoria de carros de turismo da Alemanha, está assegurada, tanto que a Audi já iniciou o desenvolvimento do novo carro para a temporada 2017.

Continua após a publicidade

“Estamos encarando a corrida para o futuro com a energia elétrica. Como nossos automóveis estão começando a ser cada vez mais elétricos, decidimos fazer o mesmo com nossos carros de corrida”, declarou o executivo.

Audi R18 2
Piloto da Audi há três anos, Lucas di Grassi defenderá marca na Fórmula E ()

Presente na Fórmula E desde o início da categoria como parceira da equipe Team Abt, a Audi se envolverá integralmente com a F-E a partir de 2018. Piloto de fábrica desde 2013 e titular da Audi Sport Team Joest nas últimas duas temporadas, Lucas di Grassi permanecerá vinculado à marca das argolas na Fórmula E, onde compete desde 2014 e já possui um vice-campeonato no currículo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.