Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Audi A1 Sport

Turbo e compressor no pequeno motor 1.4 de 185 cv dão a ele desempenho de esportivo e consumo de popular

Por Péricles Malheiros | foto: Marcos Camargo
Atualizado em 19 mar 2024, 13h59 - Publicado em 1 out 2012, 18h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • testes

    A sobrealimentação é uma das soluções mais aplicadas nos últimos tempos pela indústria automotiva em busca de motores menores e mais eficientes, ou seja, capazes de dar ao carro bom desempenho sem aumentar o consumo de combustível e, por consequência, a emissão de poluentes. O Grupo Volkswagen, ao qual pertence a Audi, levou essa tendência ao extremo, criando um pequeno motor quatro-cilindros 1.4 com admissão pressurizada por um compressor mecânico e um turbo.

    Apresentado na edição de novembro de 2005 na seção Novas Tecnologias, o motor com duplo sistema seriado de sobrealimentação estreou no mercado europeu em 2006, no Golf GT. Agora é a vez de a Audi usufruir do motor 1.4 de 185 cv – quando foi lançado, gerava 169 cv. Segundo a Audi do Brasil, seu primeiro representante com motor com turbo e compressor é o A1 Sport, uma espécie de versão envenenada do A1 “normal”.

    Por aqui, a marca alardeia a solução como sendo a primeira de aplicação automotiva a unir os dois sistemas de sobrealimentação. Mas não é bem assim. Em meados dos anos 80, para participar do Mundial de Rally, a Lancia vendeu 200 unidades do Delta S4 – uma exigência para homologação do carro na competição. Mas o fato é que só agora a ideia passou a ser aplicada em modelo de produção regular, daí o pioneirismo da Audi.

    Do ponto de vista da engenharia, o conceito é simples: aliar o melhor dos mundos. Em outras palavras, unir a presença instantânea do compressor mecânico Roots nas baixas rotações à pegada do turbo a partir das médias. Comparado à versão “civil” do A1, que também é turbo, mas sem o auxílio do compressor volumétrico, o Sport tem, de fato, comportamento mais vigoroso, com uma elogiável progressividade de entrega de torque e potência. O que se sente ao volante é um A1 ainda mais esperto, sobretudo nas retomadas de velocidade. Ainda que o câmbio esteja no modo manual e o piloto não reduza as marchas, dá para sentir o compressor Roots levantando o giro para acordar o turbo. De acordo com a Audi, o Roots atua entre 2 400 e 3 500 rpm, ativado por um sistema de embreagem magnética. Daí em diante, o turbo assume a tarefa de pressurizar a admissão.

    634_a1_tx1.jpg

    A seco

    Parte do bom desempenho deve ser atribuída ao câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem, capaz de realizar trocas em centésimos de segundo. Mas o conjunto também assume o papel de vilão: sobre piso irregular, como em vias de paralelepípedo, um ruído constante incomoda o piloto. “A dupla embreagem do A1 é do tipo seca, não imersa em óleo. Um disco sempre está em posição não ativa e é ele que vibra e faz barulho. É uma característica do projeto”, diz Lothar Werninhouse, consultor técnico da Audi. Apesar da explicação lógica, o ruído de pandeiro definitivamente não combina com um Audi.

    Continua após a publicidade

    Sinal de luz

    A complexidade do motor com turbo e compressor apresentou resultado na prática: além de mais rápido nas acelerações e retomadas, o A1 Sport manteve os mesmos números nas provas de consumo urbano e rodoviário. Enquanto o A1 turbinado fez, respectivamente, 12,6 e 17,2 km/l de gasolina, o Sport com turbo e compressor registrou 12,6 e 17,3 km/l.

    Mas a passagem pelo campo de provas teve lá seus problemas. A primeira “puxada” do teste de aceleração foi abortada porque a luz do EPC acendeu no painel e o motor passou a falhar. Depois de desligar e religar o carro, a luz se apagou, o A1 voltou ao normal e o teste foi concluído.

    Uma fonte ligada a uma concessionária Audi de São Paulo diz: “Quando o motor está em regimes elevados de rotação, às vezes a central eletrônica entende que há risco para a integridade do motor e ativa um modo de segurança. Ao desligar e ligar o carro, a central registra o erro na memória e faz uma varredura dos sistemas. Se tudo estiver em perfeitas condições, o motor volta ao normal”. A Audi analisou o carro e diz que, por causa do problema relatado por QUATRO RODAS, a matriz desenvolveu uma nova versão de software da central eletrônica, que será repassada para todos os A1 Sport do mundo.

    O A1 Sport estreia nas lojas custando 109 900 reais, 15 000 a mais que a versão Attraction. Além da mecânica diferenciada, com auxílio complementar de um compressor, a versão Sport tem suspensão e freios redimensionados. Esteticamente, ela passou por um banho de acessórios (soleiras, para-choques, saias e aerofólio) S-Line, desenvolvidos pela própriaAudi.

    Se você gostou da cabine, prepare o bolso, pois o A1 Sport, apesar de topo de linha, é muito simples na versão de entrada. Ar-condicionado automático, sensor de estacionamento e piloto automático, por exemplo, devem ser pagos à parte. Um modelo completo, como o que foi cedido para fazermos este teste, com sistema de navegação, áudio Bose e teto solar elétrico panorâmico, pede um investimento extra de 22914 reais – nada menos que 20,8% do preço do próprio carro.

    Continua após a publicidade

    DIREÇÃO, FREIO
E SUSPENSÃO

    Obediente e rápido aos comandos, proporciona boa experiência para quem aprecia uma tocada esportiva. Apesar de leve, o A1 manteve o equilíbrio mesmo nas frenagens longas, vindo a 120 km/h.

    ★★★★

    MOTOR E CÂMBIO

    O conjunto cumpriu o prometido: aumentou a performance sem elevar o consumo. Mas o funcionamento irregular do motor e Ruidoso da embreagem não combina com um compacto premium.

    ★★★★

    CARROCERIA

    O banco traseiro é para uso emergencial. Nele, há pouco espaço para pernas e cabeça.

    Continua após a publicidade

    ★★★★

    VIDA A BORDO

    A tecnologia embarcada é amigável, mas custa caro. Os materiais
e a montagem são de boa qualidade.

    ★★★★

    SEGURANÇA

    De série, oferece airbags frontais, laterais e de cortina. As lanternas traseiras complementares garantem a sinalização nos casos em que é preciso transportar cargas longas, com a tampa do porta-malas aberta.

    ★★★★☆

    Continua após a publicidade

    SEU BOLSO

    O pacote de equipamentos sem itens básicos para
um modelo premium, como sensor de estacionamento
e piloto automático,
são pontos a considerar.

    ★★★

    Fiat Punto T-JET

    634_a1_tx3.jpg

    Acaba de receber um face-lift e também tem motor 1.4 turbo, de 152 cv. Custa pouco menos que “meio” A1 Sport.

    Citroën DS3

    634_a1_tx4.jpg

    Continua após a publicidade

    Assim como o A1, o design
é cheio de personalidade. Sai por 79 900 reais e tem motor BMW 1.6 turbo de 165 cv.

    VEREDICTO

    Analisado isoladamente,
o A1 Sport é interessante, mas parte do brilho se perde quando se olha para os concorrentes, muito mais baratos. O motor high- tech se mostrou eficiente, mas decepcionou pelos problemas apresentados.

    >> Confira a Ficha Técnica do carro

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.