Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Apple e BYD trabalharam juntas no desenvolvimento de um carro elétrico

Empresa chinesa trabalhou nas baterias para o veículo autônomo da Apple antes de o projeto ser cancelado este ano

Por Nicolas Tavares
30 out 2024, 07h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um dos segredos mais mal guardados da indústria foi o plano do carro elétrico da Apple. Mesmo que o projeto tenha sido feito em segredo, informações vazavam com frequência até o projeto ser cancelado em fevereiro de 2024. Uma reportagem recente revela mais um detalhe interessante: a gigante da tecnologia estava colaborando com ninguém menos que a BYD.

    Segundo a agência Bloomberg, a Apple estava colaborando com a BYD há anos, para que a empresa chinesa fornecesse as baterias para o carro elétrico. Esta parceria teria começado em 2017, apenas três anos depois do início do projeto do veículo. A colaboração teria como meta a criação de uma bateria de lítio ferro fosfato (LFP).

    Apple Car
    Apple Car (Reprodução/Internet)

    Esta bateria teria sido projetada para ser compacta, econômica e eficiente. A BYD cuidou do planejamento da produção e materiais escolhidos, enquanto a Apple teria escolhido engenheiros para trabalhar nas células e na dissipação do calor.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    O que teria convencido a Apple é o protótipo da bateria Blade, que a BYD utiliza em quase todos os seus carros atuais. O conceito nasceu da marca chinesa e teria impressionado a empresa norte-americana o suficiente para iniciar a colaboração entre as duas.

    byd-blade-battery
    (Divulgação/BYD)

    Apesar de o projeto ter sido cancelado, a BYD conseguiu aproveitar o que aprendeu no desenvolvimento e aplicou na versão de produção da bateria Blade. A tecnologia permitiu reduzir o espaço utilizado em 50% em comparação às baterias convencionais e tem sido um dos pontos positivos que ajudaram a marca crescer tanto.

    Continua após a publicidade

    Batizado internamente como Projeto Titan, chegou a empregar cerca de 5.000 funcionários em seu auge. A Apple conversou com diversas empresas para viabilizar o veículo, inclusive considerando deixar a produção para outra fabricante e cuidar somente do software e da tecnologia de condução autônoma. Hyundai, Mercedes-Benz, Nissan e Volkswagen estariam entre as empresas cotadas. Houve até um rumor de que poderia comprar a McLaren.

    Em fevereiro de 2024, o projeto foi cancelado completamente e a Apple redistribuiu os recursos para o desenvolvimento de sua Inteligência Artificial.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.