Após uma investigação, a Koenigsegg identificou a causa do incêndio que destruiu um dos hipercarros Jesko, avaliado em US$ 3 milhões, em junho na Grécia.
O CEO e fundador da empresa, Christian von Koenigsegg, declarou no Instagram no dia 20 de junho que o fluido hidráulico na estrada próximo aos destroços do carro, junto a uma mangueira hidráulica pressurizada que estava comprometida, indicando que a causa do incêndio tenha sido ocasionada pelo vazamento de fluido hidráulico.
Segundo von Koenigsegg, peças como o tanque de combustível e os sistemas de óleo do motor e da transmissão não foram afetados, descartando-os como possíveis causadores do incêndio.
Como medida de precaução, a fabricante solicitou que os proprietários não dirigissem seus carros até que passem por inspeções em um centro de serviços.
Para aumentar a segurança, a Koenigsegg está desenvolvendo um sistema de software capaz de detectar quedas de pressão ou vazamentos no sistema hidráulico e que seja possível desativá-lo caso ocorra um problema semelhante.
As entregas do modelo Jesko aos clientes começaram no final de 2022, com apenas 125 unidades planejadas para produção. A empresa se comprometeu construir um novo carro para o cliente que teve seu hipercarro destruído pelo incêndio.
O modelo que pegou fogo era um Jesko Attack, focado em entregar um alto downforce, para alcançar os melhores tempos de pista. O Jesko também está disponível na versão Absolut, com configuração de baixo downforce, focado em obter maior velocidade máxima. Ambas as versões são equipadas com um motor V8 biturbo 5.0 que produz 1.600 cv de potência quando abastecido com etanol – om gasolina pode atingir a marca de 1.280 cv de potência.