Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Alerta para Fiat Toro: tem cinco picapes chegando na área

Alguns projetos estão em andamento, outros foram (temporariamente) engavetados. Mas a concorrência está de olho no segmento das cabines duplas

Por Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 jun 2018, 13h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Projeção de picapes
    (Arte QR e Projeções/Divulgação)

    Quando a Renault lançou a Oroch, em outubro de 2015, a sensação entre as engenharias das outras marcas foi de “Por que não fizemos isso antes?”.

    Afinal, a distância que se abriu entre as picapes leves e as médias, com o aumento do porte das médias, era uma bola pingando para quem quisesse chutar.

    Na Fiat, o sentimento foi outro porque, como se sabe, ela estava com a Toro pronta (o lançamento foi em fevereiro de 2016).

    Era um projeto de picape em sua mais completa tradução: com versão diesel, câmbio automático, tração integral e capacidade de carga de 1 tonelada.

    Não demorou para surgir dentro de outras montadoras propostas de picapes de porte intermediário.

    Na Ford, a ideia era desenvolver uma picape baseada no EcoSport. Uma maquete chegou a ser construída, mas a matriz norte-americana não aprovou o projeto por considerá-lo desinteressante do ponto de vista da rentabilidade.

    Continua após a publicidade
    Picape Ford
    Projeto da Ford, baseado no Eco , está suspenso por enquanto (Divulgação/Ford)

    Segundo informações, os americanos disseram que essa picape só venderia bem no Brasil, assim como a falecida Courier, que saiu de linha no dia em que a Ford resolveu padronizar sua oferta em todo o mundo, dentro do plano One Ford. 

    Na General Motors, a solução encontrada era adaptar uma versão simplificada da S10 comercializada na Tailândia, com dimensões bem próximas das que a S10 tinha nos anos 80.

    Picape GM
    A GM poderia usar a base de uma S10 mais simples (Divulgação/Chevrolet)

    Mas optou-se por um caminho mais rápido, simples e barato, que foi a produção de uma versão mais em conta, no caso a Advantage, com preço próximo ao da Fiat Toro.

    Continua após a publicidade

    Atualmente, a S10 Advantage custa apenas R$ 2.000 a mais que a Toro mais barata, a Endurance. Mais precisamente: R$ 92.990 contra R$ 90.990.

    A Honda iniciou estudos para trazer a picape Hidgeline (uma das que serviram de inspiração para a Toro) para o Brasil, mas até hoje não se decidiu.

    Fontes dizem que essa possibilidade ainda não foi descartada. Até porque a japonesa é maior que a picape da Fiat e custaria bem mais – provavelmente teria preços mais próximos ao de modelos maiores.

    A Honda tem a mão pesada na hora de colocar etiqueta de preço em seus produtos, vale lembrar.

    De qualquer forma, a Honda teria outra questão para resolver, que é a limitação das importações com imposto reduzido.

    Continua após a publicidade
    Picape Honda
    Honda ainda não descartou a Ridgeline (Divulgação/Honda)

    Enquanto isso, o resultado dessas estratégias de faz-não-faz ou tira o time de campo você já conhece: Fiat nadando de braçada no mercado, conquistando o primeiro lugar nas vendas de picapes grandes (segunda no ranking geral) com a Toro.

    Mas o horizonte da ítalo-mineira não deve permanecer assim azul por muito tempo.

    A Volkswagen tem a estratégia de se fazer presente em todos os segmentos de picape do planeta: das compactas (com a Saveiro), passando pela média Amarok, até às gigantes, com a Tanoak – conforme protótipo mostrado recentemente no Salão de Nova York.

    Picape VW

    Continua após a publicidade

    Picape VW tem previsão de chegar em 2020Ainda há uma lacuna a preencher para bater de frente com Toro e Oroch. Isso poderia ser feito com uma opção ainda sem nome.

    Mas já se sabe que terá o estilo baseado no conceito T-Cross Breeze, que também servirá de modelo para o SUV T-Cross, que chega antes.

    O SUV estreia no fim de 2018 como linha 2019 e a picape deve ficar para 2019, linha 2020.

    Depois da VW, a Hyundai é outra que também deve entrar no segmento.

    A empresa já confirmou o lançamento de uma picape de porte médio, baseada no conceito Santa Cruz, para 2020 no mercado norte-americano, que poderá chegar por aqui.

    Continua após a publicidade
    Picape Hyundai
    A Hyundai será derivada deste protótipo (Divulgação/Hyundai)

    O protótipo apresentado no Salão de Detroit de 2015, usava a plataforma do Hyundai ix35 e, segundo a fábrica, teria motor 2.0 turbodiesel de 190 cv.

    Para checar a receptividade do mercado brasileiro, a Hyundai também apresentou aqui uma picape conceito, a Creta STC, no Salão de São Paulo de 2016.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.