Alemanha investe R$ 20 milhões no Brasil para elétricos e híbridos
Dinheiro será destinado ao desenvolvimento de novas diretrizes para a produção de modelos elétricos e híbridos, bem como o aumento da infraestrutura
Ainda atrasado em relação aos países europeus, o Brasil está prestes a dar mais um importante passo no que diz respeito a veículos elétricos ou movidos a hidrogênio. Após a isenção de Impostos de Importação promovida pelo governo brasileiro em outubro de 2015, a Alemanha anunciou um investimendo de R$ 20 milhões no Brasil para o desenvolvimento de melhores condições para carros híbridos e elétricos. Os resultados deverão ser vistos já no início de 2017.
Leia mais:
>> Carros elétricos e a hidrogênio ficam isentos de impostos de importação
>> Com isenção de impostos, carros elétricos poderão custar até 30% menos
Atualmente com poucas (e caras) opções no mercado, como BMW i3 e i8, Lexus CT 200h, Ford Fusion Hybrid e Toyota Prius, o Brasil receberá o investimento milionário para desenvolver estratégias de disseminação, incentivo à criação de novas tecnologias e de um marco regulatório para o uso desse tipo de veículo no país, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O marco deverá ser a primeira etapa, com previsão de conclusão para até o início de 2017.
Também segundo o MDIC, o montante será destinado a cursos de capacitação, realizações de visitas técnicas em outros países, contratação de consultores especializados, além do aumento da infraestrutura, como pontos de recarga e adaptação de redes elétricas já existentes. Como troca, o Brasil cederá os resultados dos estudos e aprimoramentos à Alemanha, que acompanhará, de perto, todo o processo de desenvolvimento no país.