Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Adeus turbo-lag? Mercedes-AMG SL 43 tem turbo de F1 para sanar o problema

Segundo a Mercedes, conversível é o primeiro modelo de produção a utilizar um turbo elétrico, tecnologia trazida da Fórmula 1

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 7 abr 2022, 10h17 - Publicado em 6 abr 2022, 21h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Há dois tipos de turbocompressores para carros de produção: os de baixa ou de alta rotação. Acontece que onde um atua bem, o outro falha e ter um turbocompressor para cada situação é algo mais comum em motores diesel.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    Mas o novo Mercedes-AMG SL 43 traz tecnologia da Fórmula 1 para acabar de vez com esse dilema e, consequentemente, com o temido turbo-lag – o atraso na resposta do turbo. Isso porque o conversível traz um turbocompressor elétrico.

    Segundo a marca, o SL 43 é o primeiro modelo de produção a utilizar essa tecnologia no mundo. O projeto adapta para a realidade dos carros de rua o sistema que já é utilizado pela Mercedes-AMG Petronas F1-Team, e consiste em um motor elétrico que alimenta o turbo.

    Mercedes-AMG SL 43 lateral
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    O controle eletrônico permite que a turbina comece a girar antes que o gás de escape passe por ela. Desse modo, ele se torna eficiente desde as baixas rotações até as mais altas, garantindo potência extra nas acelerações e ajudando no consumo.

    Continua após a publicidade

    De acordo com a Mercedes, o turbo elétrico consegue trabalhar em velocidades de até 170.000 rpm e atua em todas as faixa de rotação do motor, garantindo melhor resposta do pedal do acelerador, mais torque nas arrancadas e melhor aceleração nas retomadas, já que o sistema elétrico mantém o turbo funcionando, mesmo depois de uma frenagem.

    Mercedes-AMG SL 43 frontal
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    O mesmo sistema elétrico de 48 volts que alimenta o turbo de última geração também comanda um gerador de partida acionado por correia. Ou seja, o SL 43 é um híbrido leve. O motor elétrico ainda garante um ganho de potência de 13 cv em determinadas situações, além de atuar recuperando energia para aumentar a eficiência.

    Falando em potência, o Mercedes-AMG SL 43 é equipado com um motor quatro cilindros 2.0 de 380 cv e 49 kgfm entre 3.250 e 5.000 rpm. Por ser um modelo de entrada, a empresa optou trabalhar com um motor menor do que um V8 4.0, como ocorre nos “irmãos” SL 55 4Matic+ e SL 63 4Matic+

    Continua após a publicidade

    O câmbio automático MCT com embreagem de partida úmida, que substitui o conversor de torque, é o responsável por enviar a tração para as rodas traseiras. Essa configuração é capaz de levar o SL 43 aos 275 km/h de máxima (limitada eletronicamente) e acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, de acordo com a Mercedes. No quesito consumo, a montadora informou que o modelo faz entre 10,6 e 11,3 km/l em regime combinado no ciclo WLTP.

    Mercedes-AMG SL 43 motor
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Para completar, o roadster ainda tem sistema de esterçamento das rodas traseiras, suspensão de aço AMG Ride Control e cinco modos de direção: “Slippery”, “Comfort”, “Sport”, “Sport +” e “Individual”, além do modo “Race”, que está disponível caso o cliente pague pelo pacote AMG Dynamic Plus. O pacote ainda inclui diferencial de deslizamento traseiro eletrônico, pinças de freio amarelas e suspensão rebaixada em 10 mm.

    Continua após a publicidade
    Mercedes-AMG SL 43 traseira
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    No visual, o Mercedes-AMG SL 43 resgata a carroceria conversível com configuração de 2+2 lugares. Esse conceito não era usado pela marca desde a série SL R129 de 1989. O capô alongado na dianteira e os dois pares de escapamentos redondos, chamam atenção no visual, que se mantém fiel à atual geração dos SL. O conversível tem também uma capota de tecido para os dias mais chuvosos e rodas de 19’’ são o padrão, embora o cliente possa optar pelas de 20’’ e 21’’,

    Compartilhe essa matéria via:

    Por dentro, chama a atenção a tela de instrumentos de LCD de 12,3’’, com sistema antirreflexo, ideal para dias ensolarados em que o motorista anda com a capota abaixada. Já a central multimídia tem a última geração do sistema MBUX, que permite diversas formas diferente de visualização.

    Continua após a publicidade
    Mercedes-AMG SL 43 interior
    (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Os bancos são por padrão em couro e têm ajustes eletrônicos. O acabamento interno é branco com detalhes em preto, mas há a opção de usar carbono, preto cromo ou alumínio.

    Até agora, o Mercedes-AMG SL 43 estará disponível apenas para a Europa. As informações de preço e disponibilidade e preço serão informadas posteriormente pela marca.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.