A edição deste ano do Salão de Paris não exibe tantas novidades interessantes para o Brasil. Mesmo assim, ainda há alguns modelos expostos na capital francesa que podem pintar em breve no nosso mercado. Separamos abaixo quatro exemplos de lançamentos que possivelmente estarão rodando pelas ruas brasileiras até o ano que vem.
Ao lado do gigantesco estande da Renault, o discreto estande da Dacia tem novidades interessantes para nós. Isso porque tanto Logan quanto Sandero exibem desenhos atualizados, que podem (e devem) ser reproduzidos pela Renault no mercado brasileiro em 2017. A montadora não confirma a possível reestilização dos modelos, mas, considerando que a filial brasileira tem autonomia para realizar mudanças estéticas nos carros, é provável que os modelos romenos pelo menos sirvam de inspiração para futuras mudanças.
Peugeot 2008:
Diante da concorrência, o Peugeot 2008 nem de longe é um sucesso de vendas. Mas uma reestilização pode ajudar a turbinar suas vendas. A subsidiária brasileira deve aplicar no modelo a mesma receita francesa, que inclui novos faróis, uma bela grade frontal com detalhes texturizados e para-choques redesenhados. O prático interior (com direito ao volante de diâmetro menor) permanecerá intocado. Oficialmente, a Peugeot nega o lançamento do 2008 reestilizado, mas fontes ligadas à marca afirmam que o carro não só virá para cá como estará exposto no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro.
Volkswagen Up!:
A Volkswagen trouxe apenas uma unidade do Up! para o Salão de Paris, e ainda por cima na versão elétrica. Mesmo assim, é possível ter uma noção das mudanças que serão aplicadas no compacto a partir do ano que vem – ainda que a VW brasileira não confirme oficialmente a chegada do Up reestilizado. Para-choques, lanternas e interior serão alterados em relação ao carro vendido atualmente no Brasil. Ficou curioso para ver o resultado? Então espere até o Salão do Automóvel de São Paulo: são grandes as chances de o carro estar lá.
Peugeot 3008:
A segunda geração do crossover é totalmente diferente de seu antecessor, que tinha mais cara de minivan. Agora um legítimo SUV, ele ganhou design mais esportivo e adotou soluções de outros modelos da Peugeot, como o volante de diâmetro menor combinado ao painel de instrumentos em posição mais elevada – chamado pela marca de i-Cockpit. A gama de motorizações inclui opções a gasolina (como a 1.2 PureTech, de 130 cv, e 1.6 THP, de 165 cv) e a diesel (1.6 BlueHDi de 100 cv e 120 cv e a 2.0 Blue HDi de 150 cv e 180 cv). Sua importação para o Brasil está confirmada para 2017.