Em 2015, a indicação recaía para esse mesmo Focus, que custava R$ 2.500 a mais. Mas ainda é uma versão de câmbio manual. Quem gosta de automáticos terá de recorrer a uma unidade PowerShift, de dupla embreagem, que custa R$ 2.500 a mais, o mesmo que um Focus 1.6S manual 2015.
O único problema é que o índice de problemas na caixa Powershift tem sido acima da média, a ponto de a Ford ter estendido a garantia desses carros.
Fora isso, eis um veículo para quem curte dirigir: o motor é um esperto 1.6 litro de 135 cv, a suspensão traseira é multilink e vem bem equipado, com rodas aro 16, ABS com EBD, controle de estabilidade, som Sync com comando de voz e monitor de pressão de pneus.
Preço estimado | R$ 45.500 |
---|---|
Desvalorização | 7,5% |
Seguro | R$ 2.811 |
Liquidez | 8 (de 0 a 10) |
Custo de manutenção | 7 (de 0 a 10) |
Imagem | 8 (de 0 a 10) |
Prazer ao dirigir | 8 (de 0 a 10) |
LEIA MAIS:
>> Comparativo: VW Golf 1.6 x Ford Focus 1.6
>> Melhor Compra 2016: hatches usados entre R$ 18.000 e 27.000
>> Ranking de testes: retomadas de sedãs e hatches médios
2° – Chevrolet Cruze 1.8 LT automático 2012
Como o Cruze hatch vai mudar em breve, na linha 2017 (o novo sedã já está entre nós), convém evitar os modelos mais novos, que têm a mesma cara deste carro e não oferecem preços tão convidativos.
Até R$ 50.000, o mais comum é achar um LT 2012, mas com muita procura e um pouco de sorte dá para comprar uma unidade 2013. Por cerca de 10% a mais é possível levar um LTZ, que entre os itens a mais traz o tão procurado teto solar. O motor é um 1.8 de 140 cv.
Preço estimado | R$ 47.500 |
---|---|
Desvalorização | 8,7% |
Seguro | R$ 2.458 |
Liquidez | 8 (de 0 a 10) |
Custo de manutenção | 8 (de 0 a 10) |
Imagem | 7 (de 0 a 10) |
Prazer ao dirigir | 8 (de 0 a 10) |
3° – VW Golf 1.4 TSI Highline 2015
O Golf até este ano é importado; portanto, conta com câmbio DSG, de dupla embreagem, e suspensão traseira multilink, itens perdidos no modelo 2016, que virou nacional.
Se a ideia é gastar menos, opte pelo Comfortline 2014 por R$ 63.500, que é um ano mais velho e não traz ar digital bizona, bancos esportivos, volante multifuncional, entre outros. Mas ambos terão, por esse preço, teto solar e a excelente dirigibilidade e baixo consumo do motor 1.4 turbo de 140 cv.
Preço estimado | R$ 68.000 |
---|---|
Desvalorização | 10,4% |
Seguro | R$ 3.668 |
Liquidez | 9 (de 0 a 10) |
Custo de manutenção | 9 (de 0 a 10) |
Imagem | 9 (de 0 a 10) |
Prazer ao dirigir | 9 (de 0 a 10) |
ENTENDA O “MELHOR COMPRA DE USADOS 2016”
O Melhor Compra de Usados 2016 traz uma seleção de 87 modelos divididos em 26 categorias. Por trás deste trabalho gigantesco, está o esforço e a experiência do consultor e jornalista Alexandre Ule Ramos. Além de cobrir a área automotiva há 30 anos, ele também é um personal car, profissional dos novos tempos que tem como missão caçar as melhores ofertas para quem está pensando em trocar de carro.
“Muito cuidado na pesquisa, pois há uma enorme sobreposição de preços neste ano, com veículos mais novos custando o mesmo ou até menos que unidades mais antigas”, orienta Ramos. Ele explica também que o levantamento de preços publicados aqui representa uma média nacional e, portanto, pode ter variações regionais. É bom lembrar ainda que esses números não são os valores pelos quais os carros foram anunciados, mas sim os da compra efetiva.
Para elaborar a lista com todos os finalistas, Ramos contou também com a colaboração de outros especialistas do meio. O consultor técnico da QUATRO RODAS, Fábio Fukuda, foi o responsável em avaliar a nota de manutenção de cada veículo, o site Segurar.com fez as cotações de seguro e a Agência AutoInforme calculou as taxas de desvalorização. Os itens “liquidez”, “custo de manutenção”, “imagem” e “prazer ao dirigir” receberam notas de 0 a 10.